Materiais sobre Arte e Cultura
Atualizado em
Definição de Arte e Cultura: Tanto Arte como Cultura são conceitos que sofrem mudanças constantemente, por esse motivo difíceis de definí-los, somente o conceito de Natureza seria mais complexo nos dias de hoje. É preciso muitas vezes definir um campo de onde falamos por exemplo a antropologia ou a Estética para definir com maior proximidade esses termos. No IFPR entendemos Arte e Cultura como campos do sensível e do humano. Áreas complementares do fazer e pensar humano aliado a tecnologias e ao trabalho. Cultura significa cultivo, cuidar, que é ativo, daquilo que cresce naturalmente, o termo sugere uma dialética entre o artificial e o natural, entre o que fazemos ao mundo e o que o mundo nos faz.
Linguagens artísticas: Na contemporaneidade as linguagens institucionalizadas são quatro: artes visuais, teatro, música e dança, no entanto se ampliarmos o foco enxergaremos hibridismos permeando umas as outras, tais como a performance e o audiovisual. A formação estética dada pela mídia massifica as elaborações humanas, os espaços educacionais tem o papel de singularizar e valorizar as diferentes formas de produção e apropriação da arte.
Colaboração: Prof.ª Katyuscia Sosnowski (Campus Coronel Vivida)
Sugestões de literatura:
CANCLINI, Néstor García. Latino-Americanos à procura de um lugar neste século. Trad. Sérgio Molina, São Paulo: Iluminuras, 2008.
DUBOIS, Philippe. Cinema, Vídeo, Godard. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
EAGLETON, Terry. A ideia de cultura .trad. Sandra Castello Branco. 2ª ed. São Paulo:Editora Unesp. 2011.
EFLAND, Arthur D. Cultura, sociedade, arte e educação num mundo pós-moderno. In:
GUINSBURG, Jacó; BARBOSA, Ana Mae (Org.) O pós-modernismo. São Paulo:
Perspectiva, p. 173- 188. 2005.
FRITZEN,Celdon; MOREIRA,Janine. Educação e Arte : As Linguagens Artísticas na Formação Humana. Editora: Papirus, Campinas SP, 2008.
HALL, Stuart. Identidades culturais na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1997.
HERNÁNDEZ, Fernando. Catadores da cultura visual: Proposta para uma nova narrativa educacional. Editora Mediação. Porto Alegre 2007.
MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas e pós-cinemas. Campinas: Papirus, 1997.
MACHADO, Arlindo. A arte do vídeo. São Paulo: Brasiliense: 1988.
PASSOS, Juliana Cunha. Arte como discurso ou a discursividade nas linguagens artísticas. Revista Cena em movimento n 2. pp.1-17.2011.
Legislação:
Educação Básica
Diretrizes para a Educação Básica
Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica.
Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica.
Diretrizes por Curso:
Artes Visuais
Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Artes Visuais, bacharelado e licenciatura.
Aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Artes Visuais e dá outras providências.
Dança
Aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas,
Dança, Design, Direito, Hotelaria, Música, Secretariado Executivo, Teatro e Turismo.
Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Música, Dança, Teatro e Design.
Aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Dança e dá outras providências.
Design
Aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas,
Dança, Design, Direito, Hotelaria, Música, Secretariado Executivo, Teatro e Turismo.
Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Música, Dança, Teatro e Design.
Aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Design, e dá outras providências.
Música
Aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas,
Dança, Design, Direito, Hotelaria, Música, Secretariado Executivo, Teatro e Turismo.
Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Música, Dança, Teatro e Design.
Aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Música e dá outras providências.
Teatro
Aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Dança, Design, Direito, Hotelaria, Música, Secretariado Executivo, Teatro e Turismo.
Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Música, Dança, Teatro e Design.
Aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Teatro e dá outras providências.
Links Úteis:
- Anda : Associação Nacional de Pesquisadores em Dança
- Anpap: Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas
- Embap : Escola de Música e Belas Artes do Paraná
- Faeb : Federação de Arte-educadores do Brasil
- FAP/Unespar : Faculdade de Artes do Paraná
- Instituto Arte na Escola
- PUC : Pontifícia Universidade Católica do Paraná
- UEL : Universidade Estadual de Londrina
- UEL: Universidade Estadual de Londrina
- UFPR :Universidade Federal do Paraná
- Unicentro: Universidade Estadual do Centro Oeste-PR
- Unicesumar : Centro Universitário Cesumar
- UP : Universidade Positivo
- UTFPR : Universidade Tecnológica Federal do Paraná
- UTP : Universidade Tuiuti do Paraná