Saiba mais – Instituto Federal do Paraná

Saiba mais

Última atualização:

Copiado!

O Portal das Artes do IFPR é resultado do Projeto de Pesquisa: “Arte e Cultura no IFPR: uma perspectiva de otimizar a aprendizagem e as relações humanas na Educação Profissional e Tecnológica”, iniciado em 2016, sob a coordenação da servidora Luciana Milcarek (SIAPE 1653830), lotada no Campus Campo Largo.

      O projeto abrangeu os Eixos Tecnológicos de Desenvolvimento Educacional e Social, Produção Cultural e Design e Informação e Comunicação, envolvendo duas principais áreas do conhecimento, sendo: Linguística, Letras e Artes (Subárea: Artes), Ciências Humanas (Subárea: Educação / Especialidade: Tecnologia Educacional). O projeto mapeou a promoção de atividades culturais e artísticas nos Campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR), entre os anos de 2010 e 2017, na área de pesquisa e extensão em Arte e Cultura. Criou assim um histórico de ações realizadas e disponibilizou elementos sobre legislação e diretrizes curriculares, mapeamento de professores de Arte, pesquisadores e agentes culturais na instituição, calendário de eventos, cursos ofertados na área, endereços eletrônicos de instituições relacionadas, material bibliográfico sobre Artes e ensino de Artes, políticas institucionais e políticas públicas de Cultura.

A primeira coleta de dados foi realizada pela extração de dados da Plataforma Stela Experta, com arquivo gerado em 13/12/2016, sendo a última atualização dos Currículo Lattes na Plataforma em 05/12/2016. Durante o ano de 2017, a coleta foi realizada, com utilização de Formulário Eletrônico disponibilizado para que os professores de artes inserissem dados referentes aos projetos realizados, em seus respectivos campus. Em junho de 2018, um novo formulário eletrônico foi compartilhado com os representantes dos Núcleos de Arte e Cultura do IFPR (NAC’s).

        A partir do Mapeamento Cultural realizado, criou-se um espaço virtual de divulgação, visando contribuir para a formação de mediadores culturais capazes de fomentar e planejar projetos artísticos e culturais e que ações comunitárias inclusivas e interculturais possam ser disseminadas.

        Tendo em vista a possibilidade de ampliar os dados inseridos (novos cadastros de agentes culturais e pesquisadores, projetos realizados, material bibliográfico, etc.), dando continuidade na inserção de informações de forma permanente, a servidora dispôs-se a vinculá-lo a Pró Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFPR (PROEPPI). Devido a sua importância institucional, a servidora se colocou como voluntária para a manutenção do espaço virtual, em parceria com a Diretoria de Extensão, Arte e Cultura (DIEXT). Foi assim criado o “Observatório das Artes do IFPR”, dando continuidade às atividades. O Observatório se tornou um instrumento de informação para consolidação de políticas e para o desenvolvimento e fortalecimento das Artes e Cultura no IFPR, ao considerar a relevância em se cumprir os marcos legais que tratam do direito à Cultura e à Educação.

A Portaria n.1.082, de 25 de julho de 2018, designou as responsáveis pelo Observatório das Artes no âmbito do IFPR, sendo a DIEXT/PROEPPI responsável, juntamente com a referida servidora.

Diante da relevância institucional deste espaço virtual, optou-se no ano de 2020 pela mudança do nome para “Portal das Artes do IFPR”. Assim, a Portaria n.98, de 30 de janeiro de 2020, revogou a portaria anterior e designou os servidores Mônica Luiza Simião Pinto (SIAPE 1951921) – DIEXT/PROEPPI, Luciana Milcarek (SIAPE 1653830) – Campus Campo Largo e Pedro Paulo Boaventura Grein (SIAPE 1681216) – Diretoria de Comunicação, como responsáveis pelo Portal das Artes do IFPR, sob supervisão da PROEPPI.

Vale destacar que este espaço virtual vem atender a Resolução n.69, de 13 de dezembro de 2017, que dispõe sobre a Regulamentação dos NAC’s do IFPR. As atualizações são realizadas anualmente, com o envio dos dados pelos representantes dos NAC’s dos campus.       

Concepção de Arte e Cultura

Tanto Arte como Cultura são conceitos que sofrem mudanças constantemente, por esse motivo difíceis de defini-los, somente o conceito de Natureza seria mais complexo nos dias de hoje. É preciso muitas vezes definir um campo de onde falamos por exemplo a Antropologia ou a Estética para definir com maior proximidade esses termos.

No IFPR entendemos Arte e Cultura como campos do sensível e do humano. Áreas complementares do fazer e pensar humano aliado a tecnologias e ao trabalho. Cultura significa cultivo, cuidar, que é ativo, daquilo que cresce naturalmente, o termo sugere uma dialética entre o artificial e o natural, entre o que fazemos ao mundo e o que o mundo nos faz.

Na contemporaneidade as linguagens artísticas institucionalizadas são quatro: Artes Visuais, Teatro, Música e Dança, no entanto se ampliarmos o foco enxergaremos hibridismos permeando umas as outras, tais como a performance e o audiovisual. A formação estética dada pela mídia massifica as elaborações humanas, os espaços educacionais têm o papel de singularizar e valorizar as diferentes formas de produção e apropriação da Arte.

Colaboração : Prof.ª Katyuscia Sosnowski ( Campus Coronel Vivida)

Breve Descrição do Instituto Federal de Educação

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) é uma instituição pública federal de ensino vinculada ao Ministério da Educação (MEC) por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC). É voltada a educação superior, básica e profissional, especializada na oferta gratuita de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades e níveis de ensino.

A instituição foi criada em dezembro de 2008 através da Lei 11.892, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e os 38 institutos federais hoje existentes no país. Com a Lei em vigor, a Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná (ET-UFPR) foi transformada no IFPR, que hoje possui autonomia administrativa e pedagógica.

Atualmente o IFPR possui 26 (vinte e seis) campi espalhados pelo estado do Paraná e continua em expansão.

Agradecimentos

  • Colaboradores efetivos: Edilaine Cordeiro Baiek (Campus Campo Largo).
  • Colaboradores temporários: Marcelo Ambrosio (Campus Campo Largo); Gilmar José Hellmann ( EaD); Katyuscia Sosnowski (Campus Coronel Vivida); Lígia Cristina Battezzati (Campus Curitiba); Fernanda Casale Sartor de Oliveira (Diretoria de Comunicação/Reitoria); Fernando Souza de Oliveira Silva (Diretoria de Comunicação/Reitoria).
  • Alunos voluntários internos: Kaila Aparecida Morais da Luz e Gabrielli Flemming (Curso Automação Industrial/Campus Campo Largo).
  • Alunos voluntários externos: Agnes Tarcília Elias (UFPR).
  • Grupo de Pesquisas Filosofia, Ciência e Tecnologias – IFPR (GPFCT – IFPR) / José Provetti Junior (Assis Chateaubriand).
  • João Cláudio Madureira (Diretor Geral Campus Campo Largo) e Luciane Schulz Fonseca (Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão Campus Campo Largo).
  • Representantes e membros dos Núcleos de Arte e Cultura dos Campi IFPR.
  • Equipe PROEPPI: Marcelo Estevam (Pró Reitor de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação); Samanta Ramos dos Santos Leske (Coordenadora de Extensão); Soraya Colares Leão Carvalho (Técnica em Assuntos Educacionais); Josiane Maria Poleski (Assistente em Administração); Gutemberg Ribeiro (Diretor da Agência de Inovação); e Tadeu Pabis Junior (Coordenador da Proteção da Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologias).
Topo

Opinião

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.