Portal de Periódicos da Capes oferece treinamentos on-line de forma gratuita – Instituto Federal do Paraná

Portal de Periódicos da Capes oferece treinamentos on-line de forma gratuita

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) está oferecendo gratuitamente treinamento on-line (com certificado) no uso do Portal de Periódicos a professores, pesquisadores, funcionários e alunos de graduação e pós-graduação das instituições participantes.

Os treinamentos, realizados durante todo o ano e oferecidos por área do conhecimento, têm como objetivo atender cada vez mais usuários da biblioteca virtual, uma vez que o meio digital permite o acesso rápido e fácil às informações, sem limitação do tempo dos instrutores ou da logística necessária para se colocar usuários e multiplicadores em um mesmo local e hora.

O servidor também poderá acessar o treinamento via Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), permitindo o acesso fora do IFPR. O servidor deve selecionar o IFPR, clicar em “enviar” e utilizar o mesmo login e senha usados para acessar o Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (Sipac).

Por meio da capacitação, é possível verificar qual é o conteúdo que está disponível para a comunidade acadêmica e científica brasileira, compreender de forma mais clara as ferramentas de pesquisa que estão disponíveis e, com isso, facilitar o processo de busca pela informação desejada no menor tempo possível.

Inscrições

Para se inscrever nos treinamentos, o servidor, caso ainda não seja um usuário identificado, precisa se cadastrar em Meu espaço/Novo usuário. A opção Meu espaço permite inscrever-se em treinamentos agendados e obter os certificados de participação nestes eventos.

Requisitos básicos

Para receber o certificado, é imprescindível que o usuário realize a inscrição no Portal, uma vez que o documento que atesta a participação no treinamento ficará disponível no “Meu Espaço”. O curso terá turmas todos os dias, em turnos intercalados. Para evitar intercorrências no acesso à sala de aula virtual, recomenda-se abrir o link de acesso ao Mconf – que será enviado para o e-mail cadastrado – pelo navegador Mozilla Firefox. Também é necessário ter os softwares Java e Flash atualizados no computador.

Usuários com dúvidas sobre os treinamentos on-line devem mandar e-mail para treinamento.periodicos@capes.gov.br.