Preparativos para PS 2013 envolvem servidores de todos os câmpus – Instituto Federal do Paraná

Preparativos para PS 2013 envolvem servidores de todos os câmpus

Neste domingo, dia 16 de dezembro, a partir das 14h, o Instituto Federal do Paraná realiza em suas 14 unidades o Processo Seletivo 2013. Neste ano, a gestão do Processo Seletivo foi realizada em parceria com o Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná, mas atendendo a uma diretriz estabelecida pela Reitoria e pela Comissão, as partes essenciais do processo estão sob responsabilidade do IFPR.

A professora Edilomar Leonart, diretora do câmpus Londrina e membro da Comissão explica que a elaboração do edital que rege o Processo Seletivo e das questões das provas, o recrutamento e orientação de fiscais, aplicadores e demais colaboradores envolvidos no dia da prova, o ensalamento dos 11.180 candidatos inscritos, a logística de distribuição das provas pelo Paraná, a correção das provas de redação e apreciação de recursos, são apenas algumas das atividades que estão sendo articuladas, gerenciadas e executadas pela Comissão do Processo Seletivo do IFPR. Somado a estes processos, está todo trâmite administrativo e burocrático do Processo, como elaboração de termos de cooperação e ainda a comunicação e articulação com as direções gerais dos 14 câmpus.

O desafio é grande por diferentes fatores, dentre eles, por se tratar de uma instituição multicâmpus, em cidades com estruturas e realidades bastante diferentes, o que implica diretamente na organização do ensalamento e logística do evento, pelo número de candidatos inscritos, e por que neste ano, o Processo Seletivo será integrado, ou seja, as provas serão no mesmo dia para candidatos aos cursos de técnico integrado ao Ensino Médio, cursos técnicos subsequentes – que exigem Ensino Médio completo e cursos superiores.

Curitiba é o local que concentra o maior número de candidatos, 42% do total. As provas serão realizadas em cinco prédios. “O Centro Politécnico abrigará quatro locais de prova, o quinto será no Setor de Ciências Sociais Aplicadas, no campus Jardim Botânico, ambos da UFPR”, explica Carlos Rosário, membro da Comissão do Processo Seletivo 2013. “É o maior local de provas, o menor é o de Cascavel, uma sala de aula na Escola Professor Dulce Andrade Siqueira Cunha”. Cascavel é um dos câmpus incluído na terceira fase de expansão da Rede Federal e por isto, por enquanto, oferta apenas de um curso técnico.

Dentre aplicadores, coordenadores e inspetores envolvidos no Processo Seletivo foram recrutadas aproximadamente 628 pessoas. Sem contar a equipe de professores que desenvolveu e irá corrigir as provas. Além disso, em todos os campus existem servidores realizando atividades em prol da organização do Processo e articuladas com a Comissão.

A Comissão responsável por planejar e coordenar o Processo Seletivo 2013 foi composta pelos pró-reitores Ezequiel Westphal, Silvestre Labiak Junior, Neide Alves, Gilmar Ferreira dos Santos, Bruno Faraco, pelos professores Eduardo Takao (DTIC), Anderson Sanita (Assis), Edilomar Leonart (Londrina), Gustavo Serra (Jacarezinho) e técnico-administrativo Carlos Rosário. Também participam da Comissão, como membros suplentes, Ariel Silva, Ezequiel Burkarter, Samara Becker, Carlos Zanatta, José Balbino, Marcelo Tanaka, Jorge Alderete, Carlos Acrchangelo, Gabriel Leão e Gilson Moraes.