Processo Seletivo do IFPR tem mais de 18 mil inscritos – Instituto Federal do Paraná

Notícias

Processo Seletivo do IFPR tem mais de 18 mil inscritos

Publicado em

Copiado!

Cerca de 18,3 mil candidatos se inscreveram para o Processo Seletivo do Instituto Federal do Paraná (IFPR). O prazo de inscrições se encerrou no último domingo, dia 13 de novembro. As provas, realizadas simultaneamente nas 14 unidades do IFPR (Assis Chateaubriand, Campo Largo, Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Paranaguá, Palmas, Paranavaí, Umuarama e Telêmaco Borba), serão no dia 11 de dezembro, a partir das 14h.

 

O processo tem etapa única e termina às 17h30. As portas de acesso aos prédios onde serão aplicadas as provas serão fechadas às 13h45.

Para o ano de 2012, os câmpus do IFPR ofertam 3005 vagas para 70 cursos técnicos presenciais em diversas áreas do conhecimento. Os cursos são totalmente gratuitos e têm duração média de dois anos.

Isenção
A isenção da taxa de inscrição foi concedida a 1078 candidatos, que irão participar do processo seletivo de forma totalmente gratuita. Puderam solicitar a isenção os estudantes que participam de programas sociais de renda, que comprovaram inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou realizaram todos os estudos em escolas mantidas pelo Poder Público.

Prova
Para fazer a prova, o candidato deve levar lápis ou lapiseira, borracha e caneta de ponta média tinta azul-escura ou preta. Também deve, obrigatoriamente, apresentar comprovante de inscrição e documento oficial de identidade.

O Processo Seletivo constará de 40 questões objetivas. A prova para os cursos técnicos de nível médio nas modalidades integrado e concomitante (para candidatos que concluíram o Ensino Fundamental) será composta por conteúdos das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, História e Geografia.

Já para os cursos na modalidade subsequente (para candidatos que já concluíram o Ensino Médio) serão exigidos conhecimentos nas áreas Linguagens, Códigos e suas tecnologias (Língua Portuguesa); Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias (Matemática, Física, Química e Biologia) e Ciências Humanas e suas Tecnologias (História e Geografia) – o programa de conteúdos para todos os cursos está disponível no Anexo do Edital 72/2011, que rege todo o Processo Seletivo.

O ensalamento e os locais de prova estarão disponíveis no site www.ifpr.edu.br, em “Processos Seletivos”, a partir do dia 5 de dezembro.

Vagas
Das vagas oferecidas, 40% são de inclusão social, disponibilizadas para estudantes que realizaram todo o Ensino Fundamental e/ou o Ensino Médio exclusivamente em escolas mantidas pelo Poder Público e 20% serão de inclusão racial, para alunos de cor preta ou parda que possuam traços fenotípicos que os caracterizem como pertencentes ao grupo racial negro. Também haverá reserva de vagas para candidatos indígenas (5%) e com deficiência (5%). À concorrência geral, serão destinadas 30% das vagas.

Cronograma do Processo Seletivo IFPR 2012*

A partir de 5 de dezembro de 2011 .:. Divulgação do ensalamento
Dia 11 de dezembro de 2011 .:. Realização das provas
Dia 12 de dezembro de 2011 .:. Divulgação do gabarito provisório
Até 23 de dezembro de 2011 .:. Divulgação final dos classificados nos cursos
23 a 27 de janeiro de 2012 .:. Realização do Registro Acadêmico dos classificados nos cursos
A partir de 05 de janeiro de 2012.:. Homologação do resultado final do Processo Seletivo

* Obs: O Processo Seletivo é realizado como forma de seleção apenas para os cursos técnicos da instituição. Para os cursos superiores, o IFPR utiliza o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), por meio do qual as instituições públicas de educação superior participantes selecionam candidatos pela nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

Topo