Processo Seletivo IFPR 2013: isenção da inscrição pode ser solicitada até segunda-feira (15) – Instituto Federal do Paraná

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo IFPR 2013. Candidatos que participam de programas sociais de renda, estão inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou que realizaram todos os estudos em escolas públicas podem solicitar a isenção da taxa (que é de R$ 30) até a próxima segunda-feira (15).

A isenção é regida pelo artigo 21 do Edital IFPR Nº 06/2012
O formulário para o requerimento de isenção está disponível no Anexo IV do edital. Ele deve ser preenchido e entregue, com a documentação exigida, na Secretaria Acadêmica do câmpus ao qual o candidato pleiteia uma vaga.

Recomenda-se aos candidatos que leiam atentamente o edital antes de realizarem a inscrição.

Vagas em diversas regiões do Paraná
São ofertadas 3009 vagas em 87 cursos técnicos e superiores nas cidades de Assis Chateaubriand; Campo Largo; Cascavel; Curitiba; Foz do Iguaçu; Irati; Ivaiporã; Jacarezinho; Londrina; Palmas; Paranaguá; Paranavaí; Telêmaco Borba e Umuarama.

Reserva de vagas
Das vagas oferecidas para cada curso, 20% serão de inclusão racial, destinadas a estudantes de cor preta ou parda que possuam traços fenotípicos que os caracterizem como pertencentes ao grupo racial negro. Outros 40% serão de inclusão social, disponibilizadas para estudantes oriundos de escolas públicas. Ainda haverá reserva para candidatos indígenas (5%) e com deficiência (5%), sendo destinadas à concorrência geral 30% das vagas.

Não poderão candidatar-se às vagas de inclusão racial, social, ou às vagas destinadas a indígenas e pessoas com deficiência os candidatos que já possuem curso superior.

Provas
As provas serão realizadas no dia 16 de dezembro nas 14 cidades que possuem câmpus do IFPR. Os candidatos deverão realizar a prova na cidade onde o curso pretendido é ofertado.

Resultado
A homologação do resultado final do Processo Seletivo está prevista para o dia 1 de fevereiro de 2013. As aulas, para a maioria dos cursos ofertados, começam no primeiro semestre do próximo ano.

Cursos
A relação completa dos cursos, bem como as descrições de cada um deles, pode ser consultada no Guia de Cursos IFPR 2013, disponível para download no site do Instituto.

Avaliação
Para o ingresso nos cursos técnicos integrados e concomitantes ao Ensino Médio, a prova avaliará conhecimentos referentes ao Ensino Fundamental. Já a seleção para os cursos técnicos subsequentes, e também para os cursos superiores, irá considerar conhecimentos relativos ao Ensino Médio.

Mostra de Cursos
Neste mês de outubro, todos os câmpus do IFPR promovem mostras para explicar aos candidatos os detalhes sobre cada curso oferecido. O calendário completo está disponível no hotsite https://www.ifpr.edu.br/mostra.