Proens promove formação sobre processo de ensino-aprendizagem no Campus Pitanga – Instituto Federal do Paraná

Proens promove formação sobre processo de ensino-aprendizagem no Campus Pitanga

Nos dias 24 e 25 de fevereiro de 2015, a Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal do Paraná (Proens/IFPR) promoveu encontro de formação com a equipe de servidores do Campus Pitanga. Na ocasião, foi discutida a avaliação do processo de ensino-aprendizagem.

As servidoras Marissoni Hilgenberg e Rosane Teixeira, ambas da Diretoria de Ensino Médio e Técnico (Demtec) da Proens, orientaram as atividades conforme a seguinte programação:

– Dia 24/02, das 13h30 às 17h30 – Concepções em Avaliação;
– Dia 25/02, das 8h às 12h – Operacionalização do uso de conceitos em avaliação do processo ensino-aprendizagem.

De acordo com Marissoni, “o trabalho pretendeu refletir as principais posturas frente à avaliação, aquela que está proposta na instituição e avançou ao propor uma metodologia de utilização dos conceitos como forma de emissão de resultado, que oferece segurança ao trabalho do professor e da professora e clareza a estudantes e responsáveis”. Para a servidora, o resultado foi muito positivo, em decorrência do grande comprometimento da equipe.

Eventos anteriores

Desde 2014, a Proens vem promovendo encontros de formação sobre o processo de ensino-aprendizagem. Naquele ano, com um caráter teórico-conceitual, foram realizadas reuniões nos campi de Ivaiporã, Jacarezinho, Paranaguá e Telêmaco Borba – e, no início de 2015, em União da Vitória. A segunda etapa da iniciativa, iniciada em 2015, envolveu os campi de Barracão, Capanema (ambos por videoconferência), Colombo e Pinhais. Em 2016, além do encontro já ocorrido em Pitanga, está prevista visita ao Campus Palmas.