Proepi divulga editais para bolsas de iniciação científica – Instituto Federal do Paraná

Proepi divulga editais para bolsas de iniciação científica

Estão abertas as inscrições para dois editais de distribuição de bolsas de iniciação científica para estudantes de graduação. São ao todo seis bolsas de iniciação científica do CNPq destinadas a estudantes de graduação. O motivo de serem dois editais é que os recursos são oriundos de dois programas distintos do CNPq. As inscrições vão até o dia 26 de julho.

No Edital 20/2012 – PIBIC/CNPq  podem se inscrever professores de cursos de graduação que tenham no mínimo o título de mestre. A seleção dos alunos bolsistas será feita pelo próprio professor. Estas bolsas foram destinadas a  partir de recursos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PIBIC/CNPq). As bolsas são voltadas aos Cursos de Graduação. No ato de inscrição, os docentes deverão enviar arquivo em pdf com o projeto de pesquisa contendo o plano de trabalho para o estudante bolsista para dipi.proepi@ifpr.edu.br. Além disso, os orientadores deverão ter currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq em data posterior a 01 de junho.

Já o Edital 21/2012 – PIBIC – Af/CNPq  trata-se do Programa de Iniciação Científica voltado a Ações Afirmativas. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas – PIBIC-Af é um Programa que tem como missão complementar as ações afirmativas já existentes nas Instituições de Ensino e Pesquisa de natureza pública. Os bolsistas serão alunos de graduação que tenham ingressado no IFPR por meio de programas de cotas sociais ou raciais. Podem se inscrever professores de cursos de graduação que tenham no mínimo o título de mestre.

No dois editais, o valor das bolsas é de R$ 400,00 com vigência de um (1) ano a partir de agosto de 2012.

Lembrando que as inscrições vão até o dia 26 de julho e que para se inscrever o professor deverá:

Submeter projeto de pesquisa contendo o plano de trabalho para o estudante.

Possuir currículo atualizado na plataforma Lattes do CNPq em data posterior a 01 de junho.

Os editais estão publicados na página da Proepi.