Professor do IFPR é selecionado para treinamento internacional em domótica KNX – Instituto Federal do Paraná

Professor do IFPR é selecionado para treinamento internacional em domótica KNX

A imagem traz uma foto do professor Willi,. Ao fundo, diversos dispositivos residenciais inteligentes, conectados em rede
Conhecimento sobre domótica será compartilhado com comunidade do IFPR; por meio da automação residencial, padrão KNX permite reduzir o consumo de energia, entre outros benefícios

O professor Willi Gonçalez Osaka, do Campus Campo Largo, participará do curso “Aprenda domótica KNX praticando”, desenvolvido a partir de um acordo de cooperação entre o Conif e o Ministério da Educação e Formação Profissional do Reino da Espanha, por meio da Embaixada da Espanha.

No total, 20 professores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, das áreas de automação, civil, elétrica, infraestrutura ou correlatas, participarão das atividades do curso, que será ministrado de 31 de maio a 25 de junho. Participaram do processo seletivo para 119 candidatos de 19 instituições da Rede Federal.

O curso terá duração de 30 horas, sendo que um terço dessa carga horária será destinada ao desenvolvimento de atividades síncronas com professores espanhóis e brasileiros.

O restante do curso irá focar em aspectos práticos, por meio da utilização de um simulador KNX.

Domótica

Atribui-se o termo “domótica” à junção das palavras “domus” (que significa, casa, em latim) e robótica.

A expressão tem o intuito de designar os processos de automação de recursos residenciais – por exemplo, a integração e o controle de eletrodomésticos, lâmpadas, portas e portões, entre outros equipamentos e dispositivos inteligentes que podem ser utilizados em uma habitação.

KNX

KNX é um padrão mundial de soluções inteligentes para o controle de residências e edifícios que permite, entre diversas aplicações, automatizar o controle e reduzir o consumo de energia de aparelhos, como, por exemplo, lâmpadas e ar-condicionado, mantendo um alto nível de bem-estar para os usuários.

Domótica no IFPR

A partir deste curso internacional, o professor Willi Gonçalez Osaka pretende socializar o conhecimento sobre domótica e sobre o padrão KNX com os estudantes do IFPR.

“Será mais um momento ímpar no processo de formação profissional desses estudantes, haja vista que terão a possibilidade de se capacitarem com o que há de mais atual no desenvolvimento tecnológico visando a automação residencial, com viés para a sustentabilidade e o bem-estar, além de fortalecer os vínculos do IFPR com instituições internacionais e com as comunidades onde seus campis estão inseridos”, afirma.