Professor do IFPR recebe prêmio em Simpósio Iberoamericano – Instituto Federal do Paraná

Professor do IFPR recebe prêmio em Simpósio Iberoamericano

O artigo “Sistema web de ensino voltado aos conteúdos da física”, do professor Fábio Albini, do Campus Curitiba, foi considerado o melhor da categoria Sistemas e tecnologias de educação e de entretenimento. O artigo foi apresentado no Sétimo Simpósio Ibero Americano em Educação, Cibernética e Informática, realizado em Orlando, Flórida, EUA.

O professor  Albini explica que o sistema apresentado servirá de apoio didático para o ensino da física. “Os professores poderão utilizar a Internet para auxiliar e motivar os alunos a estudarem, já que a disciplina de física é tida como uma matéria muito complexa e pouco intuitiva”. O Congresso reuniu os principais pesquisadores de informática do mundo e teve organização do International Institute of Informatics and Systemics (IIIS).

“Usando a informática é possível fazer com que os alunos comecem a imaginar os conceitos da física através de simuladores e animações, usando vídeos e imagens ilustrativas. É uma forma de motivar os estudantes para que se interessem por ciência e tenham a vontade de sempre aprender e entender o porquê muitas coisas são como realmente a gente vê.” complementa Albini.

O professor explica que o sistema foi pensado para atender quatro classes de usuários: professores, alunos, monitores e administradores. “Os alunos poderão estudar todos os conteúdos cadastrados no site, enviar suas dúvidas para que um professor, monitor, administrador ou até mesmo outro aluno responda para ele, poderá realizar testes para verificar o desenvolvimento do seu aprendizado e alterar seus dados de cadastro”.

Em 2011 o site será aberto para uso do público em geral. Até lá o processo de registro de patente do software já deve estar finalizado.

Certificado recebido pelo professor