Professores de Letras do IFPR devem participar de pesquisa de perfil – Instituto Federal do Paraná

Professores de Letras do IFPR devem participar de pesquisa de perfil

Professores da área de línguas do IFPR devem participar de pesquisa de perfil realizada pela Setec, do Ministério da Educação (MEC). O questionário deverá ser preenchido online pelos docentes que atuam nas instituições da Rede Federal até o dia 21 de agosto. Professores de Português que possuam habilitação em outras línguas também deverão responder ao questionário, intitulado “Perfil de Professores Licenciados em Letras da Rede Federal”.

Os dados serão usados para basear iniciativas de capacitação de alunos e servidores no programa Idiomas sem Fronteiras (IsF). A pesquisa é conduzida por grupo de trabalho composto por representantes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e do Conselho Nacional de Dirigentes das Escolas Técnicas vinculadas às Universidades Federais (Condetuf). “Antes de iniciar as ações para o aprimoramento do IsF, a Setec deseja conhecer o perfil dos professores de Letras para compreender as possibilidades de valorização do ensino de línguas”, diz a Coordenadora-Geral de Desenvolvimento de Pessoas da Rede Federal, Nilva Celestina do Carmo.

Também está prevista a inserção dos Institutos Federais como polos dos Núcleos de Línguas (NucLi), em parceria com a Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC. Com a participação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), está em fase de elaboração um programa de capacitação internacional para professores de idiomas, com ênfase no fortalecimento do domínio das habilidades linguísticas — compreensão, fala, leitura e escrita.]]>