Professores do IFPR participam de evento internacional – Instituto Federal do Paraná

Professores do IFPR participam de evento internacional

Professores da área de Letras do IFPR participaram do IV Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários (Cielli). O evento, que reuniu pesquisadores de diferentes países, foi realizado na Universidade Estadual de Maringá, entre os dias 8 e 10 deste mês.

O evento foi estruturado em palestras, mesas-redondas e simpósios.

Um dos simpósios, intitulado “O riso e o humor nas narrativas bíblicas do Cristianismo e Judaísmo”, foi coordenado pelo professor Filipe Marchioro Pfützenreuter (IFPR/Palmas), juntamente com sua supervisora de pós-doutorado, a professora Salma Ferraz (UFSC) – uma das mais importantes pesquisadoras da América Latina na área dos estudos comparados entre Teologia e Literatura. O professor Filipe coordena, no Campus Palmas do IFPR, o Grupo de Pesquisa em Confluências Textuais entre Teologia e Literatura (Teolite).

Outro simpósio desenvolvido foi o “Transformações da ficção romanesca em Portugal e no Brasil”, coordenado em parceria entre os professores Jacob Biziak e Jaison Crestani, contando, também, com participações dos professores Aline Oliveira e Sânderson Mello, todos do Campus Palmas.

Os artigos apresentados por eles serão publicados em breve nos anais do evento.

Durante o Cielli, o professor Jacob realizou mais um lançamento (após os realizados na aula de abertura do curso de Letras, em março deste ano, e na Livraria da Travessa de Ribeirão Preto, em abril) de seu último livro, oriundo de tese de doutoramento defendido em abril de 2015: “Entre o claro e o escuro – uma poética da angústia em Saramago”.

Telêmaco

Professores do Campus Telêmaco Borba também participaram do IV Cielli: Katrym Bordinhão, Kelly Frigo, Míriam Bosco e Jefferson Souza apresentaram resultados de pesquisas nas áreas de Literatura, Línguas Espanhola e Inglesa desenvolvidas por eles no IFPR.

Conteúdos referentes ao IV Cielli podem ser acessados pelo site https://www.cielli2016.com.br/

Informações: Campus Palmas e Campus Telêmaco Borba