Pibid e RP têm cerimônia de abertura nesta segunda – Instituto Federal do Paraná

FORMAÇÃO DOCENTE

Pibid e RP têm cerimônia de abertura nesta segunda

Imagem com o título da palestra e foto da palestrante
Após a cerimônia de abertura dos programas, haverá palestra e discussão sobre a BNCC

Será realizada nesta segunda-feira (7), a partir das 19h30, a cerimônia de abertura do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa de Residência Pedagógica (RP).

O evento será transmitido pelo Canal Pibid e RP IFPR.

Após a abertura, por volta de 20h, haverá a conferência “As implicações da BNCC para a Educação Básica”, ministrada por Julia Malanchen (Unioeste/PR).

A palestra tratará dos principais elementos da organização da Base Nacional Comum Curricular, que é formulada em torno das competências e habilidades, expondo, portanto, seus fundamentos na Pedagogia de Competências.

A pesquisadora pretende refletir sobre as contradições desse documento ao orientar o currículo e a formação das novas gerações por meio das competências, além de apontar os interesses e as ideologias que perpassaram sua elaboração e implementação nas instituições de Educação Básica brasileiras.

Pibid e RP no IFPR

A partir dos editais Capes RP 01/2020 e Pibid 02/2020, o IFPR terá, por 18 meses, 504 estudantes das licenciaturas beneficiados com bolsas Capes de formação de professores, sendo 336 estudantes no Pibid e 168 na Residência Pedagógica.

Esses programas proporcionam a imersão dos licenciandos no cotidiano das escolas públicas de Educação Básica e a articulação entre a teoria e a prática no processo de formação docente, pautada no domínio dos conhecimentos científicos e didáticos e na indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão.