Projeto Padrão do IFPR pode ser adotado por toda a Rede Federal de EPT – Instituto Federal do Paraná

Projeto Padrão do IFPR pode ser adotado por toda a Rede Federal de EPT

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) contribui para a ampliação e consolidação das demais instituições da Rede Federal. Nesta semana, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) disponibilizou a todos os IFs o Projeto Padrão IFPR de arquitetura e complementares de engenharia. Em ofício circular encaminhado aos reitores, representantes da Setec salientaram que o projeto é uma “ferramenta facilitadora de implantação de infraestrutura física básica capaz de possibilitar a implantação inicial dos câmpus”.

O Governo Federal tem a meta de implantar, até dezembro de 2014, 208 novos câmpus. De acordo com o documento encaminhado aos reitores, o Projeto Padrão IFPR irá colaborar com as instituições que “ainda não possuem projeto próprio, pronto e acabado”, oferecendo a possibilidade de lançamento imediato dos processos licitatórios, a fim de que as metas sejam cumpridas no prazo estipulado pelo Governo.

A Setec/MEC também disponibilizou aos institutos federais o Projeto Padrão Pronatec e também o Projeto Padrão IFRN. O ofício circular, assinado pelo coordenador geral de Infraestrutura, Luiz Carlos Rego, e pelo diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de EPT, Aléssio Trindade de Barros, foi encaminhado aos reitores nesta quarta-feira (19).

Obras
Com base no projeto executado por sua equipe de arquitetos, o IFPR deu início nesta semana aos processos para a construção de 18 novos blocos administrativos e biblioteca em diversas regiões do Paraná. O aviso de licitação foi publicado nesta sexta-feira (21) no Diário Oficial da União.

Serão investidos cerca de R$ 71 milhões na construção de prédios tanto em novos câmpus – previstos na terceira fase de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica anunciada pelo Governo Federal em agosto de 2011 – quanto na consolidação de unidades já existentes.

Prédios
Os blocos, de aproximadamente 3,2 mil m² cada, são compostos por dois andares e atenderão principalmente às necessidades administrativas dos câmpus. Entretanto há espaços que poderão ser destinados a salas de aula.

Para o térreo, estão previstos biblioteca (486m²), área de exposições, sala de aula multiuso, espaço de convivência (pátio coberto) e secretaria de assistência aos alunos. No andar superior haverá área para setor administrativo e coordenações, sala de professores, salas auxiliares e espaço de convivência para servidores. Esta etapa de obras está prevista para ser finalizada até 2014.

O reitor Irineu Colombo prevê para março de 2013 o lançamento do próximo edital que contemplará a construção do bloco didático das unidades, com aproximadamente 3,8 mil m². Estes terão 12 salas de aula, salas de videconferência e seis laboratórios, divididos entre o térreo e o andar superior.

Estão previstas novas etapas para construção de laboratórios específicos, bloco de refeitório e manutenção para as unidades.

Para saber mais…

Publicação Diário Oficial da União – 21/09/2012

Concorrência 12/2012

Na Página do IFPR: https://ifpr.edu.br/licitacoes-obras/concorrencia-2/concorrencia-2012/