Projetos premiados do Campus Campo Largo buscam promover a saúde feminina e combater a pobreza menstrual – Instituto Federal do Paraná

Eventos Externos

Foto interna de uma biblioteca com sete mulheres em fila lado a lado com camisa do evento Ficiencias

Promoção da saúde sexual e reprodutiva feminina e combate à pobreza menstrual são alguns dos objetivos de dois projetos de pesquisa desenvolvidos no Campus Campo Largo. Ambos participaram da XI Feira de Inovação das Ciências e Engenharias, a Ficiencias, tradicional evento promovido pelo Parque Tecnológico da Itaipu (PTI), realizado em outubro, em Foz do Iguaçu, e conquistaram importantes premiações.

O projeto “Políticas Públicas para educação sexual e pobreza menstrual no Brasil: um estudo de caso em instituições de ensino no estado do Paraná – fase 2” conquistou o 1º Lugar Geral da feira, além de um 2º Lugar na categoria Ciências Sociais Aplicadas. A equipe também conquistou o “Passaporte Febrace”, que leva o trabalho para ser novamente apresentado na próxima edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), promovida anualmente pela Universidade de São Paulo (USP). O projeto foi desenvolvido pelas estudantes do Curso Técnico de Automação Industrial Julia Bianco, Ana Luisa Goulart e Jéssica Fedalto, e coordenado pela professora Angélica Colombo.

Um segundo projeto orientado pela docente também obteve premiação no evento. Trata-se do estudo “A problemática da Pobreza Menstrual: estudo de protótipos auxiliares à linha de produção de absorventes – fase 2”, desenvolvido pelas estudantes Maria Luíza Azzolini (4º ano do Curso Técnico em Automação Industrial) e Rebeca Vecchi (2º ano do Curso Técnico em Agroecologia), que conquistou o 2º Lugar na categoria Ciências Sociais e Aplicadas e o 3º Lugar na categoria Desenvolvimento Sustentável.

Saiba mais sobre os projetos

Os dois projetos tiveram início em 2020. Cada qual, dentro da sua área de concentração, aborda o tema da promoção da saúde feminina.

Tudo começou com o desenvolvimento de uma linha de produção de absorventes, um projeto iniciado pela estudante Anabelle Medeiros Barbosa, egressa do Curso Técnico em Automação Industrial do Campus Campo Largo. A estudante desenvolveu uma primeira versão da linha de produção, projeto que hoje já está na sua segunda fase. Agora, as estudantes que dão continuidade ao estudo buscam desenvolver uma máquina que execute com um único equipamento duas etapas da linha de produção, diminuindo o custo da produção dos absorventes.

Derivado do primeiro, o vencedor da XI FIciências estuda as políticas públicas vigentes para a promoção da saúde feminina. O estudo se concentra na análise de dados de documentos existentes e aplicação de questionários junto ao público do campus, e já rendeu frutos, como o desenvolvimento de um jogo de cartas com informações sobre a saúde sexual, voltado ao público jovem, a manutenção de um perfil no Instagram, além da compra de livros sobre o tema para disponibilização na biblioteca do campus.

Em novembro, o canal Conexão IFPR esteve no Campus Campo Largo, e conversou com as estudantes envolvidas nos dois projetos. Em vídeo, é possível conhecer um pouco mais deles! Confira!

Mais premiados

Estes não foram os únicos projetos do campus ou do IFPR a participarem e serem premiados na XI Ficiencias. Nesta notícia, publicada aqui no site do IFPR, você conhece os demais premiados, que juntos conquistaram 14 colocações.

O Campus Campo Largo também deu destaque aos seus projetos premiados na XI FIciencias.