Um pouco sobre o Curso de Agente de Gestão de Resíduos Sólidos oferecido pelo Pronatec em Paranaguá

<![CDATA[

Uma das atividades práticas realizadas durante o curso de Agente de Gestão de Resíduos Sólidos do PRONATEC foi uma saída à campo no centro de ecoterapia do município de Pontal do Paraná. Nesta atividade, os estudantes puderam conhecer as técnicas de compostagem e vermicompostagem, através das quais é possível transformar resíduos orgânicos (esterco, casca de frutas e verduras, etc) em adubo para utilização em hortas e jardins. Todos os estudantes colocaram a mão na massa para aprender como fazer o composto.

Como aplicação prática dos conhecimentos aprendidos durante o curso a respeito da reciclagem de resíduos orgânicos, foi construída uma composteira no campus do IFPR. Nesta atividade foram utilizadas técnicas para promover a aeração da composteira, cobertura para evitar mau odor e utilização de material adequado para que a temperatura favoreça a decomposição. Também foi respeitada a proporção de matéria seca (concentração de Carbono) e matéria úmida (concentração de Nitrogênio), principio básico da compostagem.

Por fim, os estudantes foram orientados a elaborar um plano de ação para promover a gestão de resíduos orgânicos de um estabelecimento. Os estudantes do Colégio Municipal da Alexandra irão fazer a gestão dos resíduos orgânicos da merenda escolar para utilização do composto na horta da própria escola. Os estudantes que não estudam neste colégio irão fazer a gestão dos resíduos orgânicos de um restaurante no bairro Porto Seguro para fornecer material para a composteira no Campus Paranaguá, que suprirá de adubo a horta comunitária.

Confira a seguir algumas fotos desta atividade:

Texto e fotos: Ricardo Expedito David

]]>