Palestra no Câmpus Telêmaco Borba debate a violência contra a mulher para alunas do programa Mulheres Mil

<![CDATA[

Na ultima sexta, 08 de Agosto, o grupo NEVICOM – Núcleo de Estudos de Violência Contra Mulher da UEPG – Universidade Estadual de Ponta Grossa, proferiu uma palestra para estudantes do programa Mulheres Mil/Pronatec, no campus de Telêmaco Borba. A palestra abordou temas básicos sobre a dinâmica da violência contra a mulher, perfil dos agressores, o silêncio das vítimas e a questão dos direitos da mulher frente a opressão de gênero etc. Várias alunas interagiram com os palestrantes e com os temas levantados. A preocupação com esse fenômeno é um os objetivos do Programa Mulheres Mil no município.

Segundo o coordenador do programa Joel Júnior Cavalcante, Telêmaco Borba encontra-se no lamentável ranking de uma das cidades mais violentas do Brasil com o sexo feminino – 44° posição- segundo o CEBELA (Centro de Estudos Brasileiros e Latino-Americanos), uma violência silenciosa, que é parte de uma violência num contexto mais amplo, típico de cidades industriais com preponderância masculina, aliados a um intenso crescimento desordenado e exclusão social.

A assistente social do IFPR, Fernanda dos Santos, relata que a participação das estudantes evidenciou o desconhecimento das mesmas com os direitos de cidadania e proteção recentemente adquiridos, como a Lei Maria da Penha. Outras, ainda, relataram que embora tenham conhecimento sobre os direitos, a falta de estrutura e de profissionais nos municípios dificulta o acesso a esses redes de proteção.

A experiência da palestra denota que a luta das mulheres por cidadania e direitos sociais ainda é um dilema constante de nossa sociedade, devendo ser pauta prioritária dos direitos humanos e das políticas públicas.

Texto e fotos: Câmpus Telêmaco Borba