Alunos do Pronatec realizam visita técnica ao Fórum da Justiça do Trabalho em Curitiba

<![CDATA[

No dia 9 de outubro de 2014, os alunos do curso de Auxiliar de Recursos Humanos, do eixo de Gestão de Negócios do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC, participaram de uma visita técnica ao Fórum da Justiça do Trabalho em Curitiba/PR. A iniciativa foi do professor Cleberson Luciano Gomes, servidor do IFPR Campus Campo Largo, tendo por objetivo aproximar os alunos da realidade jurídica advinda das relações trabalhistas.

Para tanto, vale ressaltar o grande valor da formação para o cursista, onde os conhecimentos apropriados no decorrer do programa, tanto teóricos quanto práticos, terão o propósito de servir como base para o desempenho da função de Auxiliar de Recursos Humanos. O curso foi orientado para o profissional com uma visão contemporânea e humanística, aliado à prática desde o início com o recrutamento e seleção até a rescisão contratual de trabalho, suas formalidades e as possíveis demandas originárias pós contrato. De certa forma, essa visita serve como potencial referencial para atuação do profissional no auxílio à gestão, contribuindo na prevenção de conflitos de origem trabalhistas, utilizando o conhecimento adquirido com relação aos direitos e obrigações legais com relação aos trabalhadores. Ou ainda quando inevitável, ser fundamento para o profissional atuar como preposto de forma a participar de uma audiência representando a empresa. Entre outros aspectos, os alunos conheceram as secretarias, as salas de audiência, a distribuição, a sala da OAB e obtiveram explicações sobre a rotina do Fórum. Ao estarem presentes nas audiências, foi possível a verificação de aspectos básicos, tais como a interpretação do significado do pregão das partes, reclamante, reclamada, preposto, os pedidos, a abertura da audiência pelo juiz, a possibilidade de acordo, a contestação, a impugnação à contestação, sentença, inversão de pauta, os tipos de audiência sendo una, inicial, instrução e julgamento e os procedimentos no rito sumário, sumaríssimo e ordinário.

A necessidade dessa visita técnica teve como origem a demonstração do papel do profissional de recursos humanos que atua tanto na gestão da área de RH quanto na administração das rotinas de um departamento pessoal. Dentre outros fatores, destacamos a importância desse setor no meio empresarial, por ter a missão de agir dentro dos padrões da legalidade e o dever de cumprir com as exigências aos trabalhadores, previdenciárias e demais órgãos de controle governamentais. Sem esquecer de levar em consideração a nova realidade dessa área que está muito além das rotinas, com ações voltadas ao bem estar do funcionário, preventivas na atuação profissional e quando necessário mediadora de conflitos.

Texto e foto: Cleberson Luciano Gomes – Câmpus Campo Largo – IFPR