Um pouco sobre o Curso de Agente de Desenvolvimento Socioambiental ofertado pelo Pronatec

<![CDATA[

O curso de Agente de Desenvolvimento Socioambiental, promovido pelo Programa Pronatec iniciou no dia 04 de agosto de 2014 e terminou em 06 de novembro de 2014. A turma iniciou com 35 alunos e terminou com 26, portanto 74% da turma concluiu o curso.

Durante o curso os alunos passaram por diferentes vivências e vários professores puderam contribuir com a formação destes agentes de desenvolvimento socioambiental. Foram realizadas muitas aulas práticas no laboratório de biologia, saídas do campus e atividades no bairro Porto Seguro afim de levar os alunos o mais próximo da prática.

No decorrer do curso os alunos ainda puderam participar de palestras sobre resíduos sólidos e animais peçonhentos. Três visitas técnicas foram realizadas ao longo do curso: no aterro da Estre ambiental (Fazenda Rio Grande PR) e na Usina de Valorização de Recicláveis (Campo Magro PR), momento em que os alunos conheceram os locais de destinação dos nossos resíduos. A Associação Mar Brasil, localizada em Pontal do Sul, PR também fez parte das visitas, lá os alunos puderam compreender um pouco mais sobre conservação ambiental.

A turma era bem diversificada, de diferentes regiões e ampla faixa etária por exemplo, contudo em todos os momentos foi muito valorizada a troca de experiências. Devido as diferentes localidades de origem dos alunos, muitos professores relataram que as aulas foram produtivas colaborando com a formação técnica destes alunos.

Algumas fotos da turma:

Texto e fotos: Prof. Ricardo A. dos Santos – Câmpus Paranaguá – IFPR