Alunos de Artesão de Cerâmica fazem visita técnica

<![CDATA[

No mês de julho, os alunos do Curso Artesão em Cerâmica-Pintura em Biscuit do Pronatec no IFPR – Câmpus Campo Largo realizaram duas visitas técnicas importantes para o currículo formativo de cada um: na Cerâmica D’Arte puderam conhecer a matéria-prima, os processo de produção com moldes de gesso, o processo de secagem e queima das peças de cerâmica.

Na Cerâmica Lázaro, puderam ver a produção com base na técnica da roda do oleiro ou torno. Um processo milenar e artesanal. A roda do oleiro ( torno) foi uma das primeiras máquinas feitas pelo homem. Com ela foi possível realizar em alguns minutos uma peça que antes levava dias para ser feita à mão. A matéria-prima utilizada, a terracota, comumente reconhecida pela sua cor avermelhada, encantou pela beleza das peças.

Para a professora do curso, a arte-educadora Luciana Milcarek, a atividade reveste-se de uma importância fundamental no processo ensino-aprendizagem. “Os cursos de nível técnico devem formar profissionais norteados no princípio do ‘saber fazer’, preparando-os para atuar no mercado de trabalho da melhor forma possível. O que só pode ser alcançado através das aulas práticas e visitas técnicas, como a realizada nas cerâmicas locais”, destacou.

Texto e fotos: Luciana Milcarek