Atividades Culturais do curso Artesão em Cerâmica-Pintura em Biscuit – Câmpus Campo Largo

<![CDATA[

No mês de julho, o curso de Artesão em Cerâmica-Pintura em Biscuit do Pronatec no IFPR – Câmpus Campo Largo participou de duas atividades culturais especiais para a formação dos alunos. Uma delas foi a visita às obras do artista Potty Lazzarotto em Campo Largo e Curitiba e a outra foi a observação e reconhecimento dos elementos culturais locais através da visita a pontos referenciais na cultura campolarguense como a Igreja matriz Nossa Senhora da Piedade, “calçadão” da rua XV de Novembro, culminando na visita monitorada ao Museu Histórico de Campo Largo.

São as obras de Poty Lazzarotto, que ornamentam diversos espaços públicos de Curitiba. Alguns são de cimento, outros de ladrilhos, mas todos com o mesmo traço e estilo comum, identificando elementos da cultura paranaense. O itinerário incluiu primeiramente um painel localizado na indústria de revestimentos cerâmicos Incepa, na cidade de Campo Largo, seguindo para Curitiba, onde foram visitadas a Praça 29 de Março, a Travessa Nestor de Castro, o Teatro Guaíra, a Praça 19 de Dezembro e a Sanepar na Praça das Nações.

No museu, visitaram a Sala dos Expedicionários, umhomenagem aos soldados campolarguenses que participaram da 2ª guerra mundial.Na Sala da História de Campo Largo conheceram exposições referentes às fases relacionadas ao desenvolvimento econômico do município a partir do século XVIII (ciclo do ouro, erva-mate, tropeirismo) e na Sala da Louça abordou-se como com suas diversas indústrias, a cidade transformou-se no principal polo de cerâmica, louça e porcelana do país, sendo conhecida nacionalmente como a “ capital da louça”.

Segundo um grupo de alunas, a visita às obras de Potty ensinou a serem mais sensíveis e observadoras, a prestarem mais atenção a cidade e tudo que os cerca, inclusive obras, pinturas e arte, atenção ao passado e futuro.

Para a professora do curso, a arte-educadora Luciana Milcarek : “Com o reconhecimento da história e dos elementos da cultura local, os alunos puderam ampliar seu repertório imagético e acervo de informações, o que futuramente pode contribuir nas suas produções, diferenciando o trabalho a ser realizado na pintura.”

O IFPR – Câmpus Campo Largo agradece a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte pela viabilização do transporte e a equipe do Museu Histórico de Campo Largo pela cordialidade em nos receber.

Texto e fotos: Samanta Ramos dos Santos