<![CDATA[
Iniciaram-se no mês de junho, três cursos na unidade remota do Campus Campo Largo, situada no Assentamento Contestado – Lapa/PR.
Os cursos de Agente Cultural (danças camponesas), Agricultor Agroflorestal e Horticultor Orgânico deram início às atividades do Programa dentro do Assentamento. As aulas estão sendo ministrados nas dependências da Escola Latino Americana de Agroecologia (ELAA), a qual pertence ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
Em seu primeiro dia de aula, os alunos foram recepcionados pela Coordenação Adjunta do PRONATEC e pela equipe Pedagógica da ELLA, onde a mesma elaborou místicas, nas quais são usados os principais símbolos do Movimento com o objetivo de alimentar, fortalecer e dar esperanças de lutar por justiça, dignidade e resgate de valores.
De acordo com a Coordenadora Adjunta do Campus Campo Largo, Samanta Ramos dos Santos, os cursos do PRONATEC levarão àquela comunidade a formação humana, social e ambiental como uma nova oportunidade de crescimento pessoal e profissional.
O IFPR está levando ao campo o sonho de aprender e crescer no conhecimento. Terra, casa, comida e formação não param no tempo, diz Antonio Capitani, aluno do curso de Agricultor Agroflorestal e militante do MST.
A Educação no Campo
(Gilvan Santos)
A educação no campo
do povo agricultor
precisa de uma enxada
de um lápis, de um trator
precisa educador
pra tocar conhecimento
o maior ensinamento
é a vida e seu valor
Dessa história
nós somos os sujeitos
lutamos pela vida
pelo que é de direito
as nossas marcas
se espalham pelo chão
a nossa escola
ela vem do coração.
Canção retirada do Livro “Cantares da Educação do Campo”.
Texto e fotos: Samanta Ramos dos Santos
]]>