Nutrição de Peixes foi destaque em palestra no IFPR

<![CDATA[

Nesta terça feira, 16 de abril, os alunos do curso Técnico em Aquicultura Concomitante – PRONATEC, alunos do curso Técnico e Aquicultura Subsequente, professores, técnicos da Itaipu Binacional, produtores de peixes e Pescadores-Aquicultores, assistiram a palestra sobre Nutrição e Processamento de Rações para Peixes, ministrada pelo Zootecnista, Maicon Adelio Devens da empresa Puro Trato Nutrição Animal. Maicon destacou o crescimento da aquicultura nos últimos anos e que a ração representa parte significativa dos custos de produção, e ainda expôs as implicações e as necessidades de uma boa ração para obter maior crescimento dos peixes. Segundo o palestrante, varias são as implicações sobre as exigências nutricionais dos peixes, como hábito alimentar, temperatura da água, fases de crescimento (larvas, alevinos e adultos) e sistemas de cultivo (extensivo, semi-intensivo e intensivo), entre outros. Neste sentido, deve-se observar quais as espécies a serem utilizadas e fornecer rações que atendem a exigência dos peixes, evitando fornecer rações em excesso, pois as sobras de nutrientes na água provocam a eutrofisação dos ambientes de cultivo, devendo-se observar as tabelas de orientação de fornecimento de rações que levam em consideração o peso dos animais e a temperatura da água, lembrando que a qualidade da água e fundamental no desenvolvimento adequado dos peixes, devendo-se ter um bom manejo de qualidade de água, pois peixes como carpas, tilapias e outras aproveitam eficientemente os alimentos vegetais que se encontram na água, melhorando os índices produtivos. Quanto às rações, destacou a importância de se utilizar as rações extrusadas, pois é possível visualizar o consumo de rações pelos peixes, pois permanece na coluna da água, demonstrou também que rações elaboradas com ingredientes com alta digestibilidade proporcionam melhor desempenho produtivo dos peixes.

Atividades como estas, são fundamentais na formação curricular e profissional dos alunos pois permite maior aproximação frente ao mercado de trabalho. Palestras técnicas, visitas e dias de campo além de estimular os alunos complementam a formação.

Texto e fotos: Michele Daiana Lenz