<![CDATA[
Na quinta-feira (04/04) e sábado (06/07) foram ministradas as primeiras aulas efetivas do Instituto Federal do Paraná no município, no Curso de Reciclador via Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Um grupo seleto de 40 trabalhadores será orientado e certificado pelo Instituto Federal, quanto ao trabalho com materiais recicláveis, cooperativismo e trabalho salubre com agregação de renda. O objetivo é aliar o ensino ao projeto de reciclagem, EcoCidade, que será desenvolvido no município.
“Isso significa um grande marco pra educação aqui do nosso município”, destaca a professora Lisandra Kaminski, responsável por ministrar as aulas ao grupo de recicladores. Ela enaltece que poucos têm essa oportunidade de receber formação pelo IFPR. O fato da inclusão de pessoas de baixa escolaridade e menos favorecidas da sociedade possibilita esse diferencial. Isso porque, numa ordem natural, eles teriam poucas chances de concorrer a uma formação em nível federal.
Em relação ao curso, Lisandra observa que o objetivo é capacitar os recicladores para que possam exercer a função de separação, deixando de lado a coleta insalubre e sem segurança, realizada diretamente na rua. A formação prevê o repasse de informações sobre meio ambiente, saúde e separação correta. Ainda, serão promovidas visitas técnicas e aulas práticas de separação. “Visando saúde, salubridade, segurança e maior valor agregado ao produto”, completa a professora.
O coordenador adjunto do Pronatec, Marcelo de Freitas Bortoli, esclarece que a criação do Curso tem relação direta com o objetivo do IFPR, que visa o desenvolvimento local e regional. “Esse curso vem a pedido da prefeitura de União da Vitória”, explica o coordenador. O Pronatec idealiza capacitar trabalhadores para dar mais qualidade de vida e melhor renda. Marcelo entende que o curso técnico é uma ferramenta para gerar crescimento econômico, por qualificar e disponibilizar mão-de-obra preparada aos empresários.
O coordenador salientou que o IFPR está disponibilizando cursos na área de informática e manutenção de computadores, cursos para formar costureiras e na área agrícola. No início das aulas, ainda, esteve presente a diretora geral do Campus do IFPR em União da Vitória, Patrícia Bortolini. Também, o grupo de alunos recebeu uniformes do IFPR.
Texto e fotos: Patrícia Bortolini]]>