PRONATEC NO CÂMPUS CAMPO LARGO

<![CDATA[Em 2012, o IFPR – Câmpus Campo Largo ofertou 220 vagas para 05 cursos de Formação Inicial e Continuada – FIC, sendo eles: Auxiliar de Tesouraria, Ceramista, Desenhista de Móveis, Preparador de Derivados de Leite e Viveiricultor, todos com 40 vagas cada, bem como o curso de Eletricista Instalador Predial de baixa tensão, com 20 vagas devido ao uso de laboratório para aulas práticas.
O Curso de Auxiliar de Tesouraria, com 24 alunos matriculados, foi concluído no mês de novembro. Trouxe aos alunos a habilidade de aplicar seus conhecimentos tanto no dia a dia profissional como no pessoal.
O curso de Desenhista de Móveis, com 33 alunos, teve sua conclusão na primeira quinzena de dezembro e trouxe a diversos jovens a esperança de uma nova colocação no mercado de trabalho, visto que nossa região é vasta no ramo moveleiro e que a maioria dos alunos foram matriculados através do PRONATEC-SEGURO DESEMPREGO.
O curso de Eletricista Instalador Predial de baixa tensão, com 22 alunos e uma carga horária maior que os demais, será findo em março de 2013. Os demais cursos, não obtiveram número suficiente de inscritos para o início das atividades.
As parcerias realizadas com as instituições ofertantes foram de extrema importância para que os cursos acontecessem e tivessem o êxito esperado. A Prefeitura Municipal de Campo Largo, a Secretaria Municipal de Ação Social, o Ministério do Trabalho e Emprego, através da Agência do Trabalhador local, a Secretaria Estadual de Educação e o Ministério da Defesa, através do Tiro de Guerra, foram os demandantes que auxiliaram no processo de captura e pré-cadastro dos alunos, não poupando esforços para a realização dos cursos.
Dentre as diversas ações realizadas com os alunos Pronatec no Câmpus Campo Largo, destacam-se a visita realizada pelos alunos do curso de Desenhista de Móveis à uma empresa de Móveis da região, cujo objetivo foi apresentar aos estudantes o processo produtivo de uma fábrica de móveis e a realização de uma palestra no dia do encerramento do curso com um profissional da área de Design de Móveis Sustentáveis.
O desenvolvimento de projetos modulares baseados nos conceitos de modularidade e a construção de projetos de sistemas de assento (cadeira/poltrona/banco/puff) com papelão duplo ondulado, baseados em princípios de desenvolvimento sustentável, também foram ações que marcaram os alunos do curso de Desenhista de Móveis, pois os ajudaram a entender as dinâmicas e exigências do mercado de trabalho.
Para 2013, ofertaremos em Campo Largo os seguintes cursos: Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Tesouraria, Desenhista da Construção Civil, Desenhista de Móveis, Desenhista Mecânico, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão e Soldador no processo de Eletrodo Revestido Aço Carbono e Aço Baixa Liga. Na cidade da Lapa, ofertaremos os cursos de Agente Cultural, Agricultor Agroflorestal, Auxiliar de Secretaria Escolar e Horticultor Orgânico, todos demandados pelo PRONATEC CAMPO.
Elencamos como fator de sucesso para a realização dos nossos cursos, a expertise e dedicação de todos os docentes e bolsistas envolvidos no Programa para oferecer cursos de qualidade, sempre em consonância com a missão, visão, valores, finalidades e objetivos preestabelecidos pelo IFPR.
Esperamos em 2013, com a oferta de novos cursos, oportunizar a todos os alunos uma formação profissional de qualidade e gratuita, proporcionando à todos a condição de uma melhor colocação no mercado de trabalho.

“Agradeço pela oportunidade de estudar em uma instituição pública pois como estou desempregada, não teria condições de pagar um curso para me preparar melhor e ter condições de voltar ao mercado de trabalho” (E.G.S., aluna do curso de Auxiliar de Tesouraria)

“Gostaria de agradecer a oportunidade de realizar este curso, uma vez que já trabalho na área e não possuía qualificação. Com o certificado, terei a a chance de crescer profissionalmente na empresa.” (A.S., aluno do curso de Desenhista de Móveis).

Texto: Samanta Ramos dos Santos