Representantes do MEC avaliam cursos do Pronatec ofertados pelo IFPR Umuarama

<![CDATA[

Representantes do Ministério da Educação estiveram no câmpus Umuarama do Instituto Federal do Paraná (IFPR) nesta quinta-feira (02), para avaliar os cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), ofertados pela instituição.

Durante o processo de avaliação, a equipe responsável analisa se a proposta apresentada pelo IFPR no projeto para a implantação dos cursos está sendo efetivamente cumprida. Na ocasião, são analisados documentos, aplicabilidade dos conteúdos, se as condições de ensino estão adequadas, o número de alunos, se eles estão recebendo auxílio transporte e alimentação, entre vários outros aspectos.

“Analisamos documentos, conversamos com alunos e também com os professores, para saber como estão as condições de trabalho e ensino. Quando a escola quis fazer a pactuação, ela encaminhou ao MEC o processo de intenções, que na época foi aprovado. Agora, nós estamos aqui para conferir se os itens dessa proposta estão sendo cumpridos” explica Wander Moterani Swerts, professor do Instituto Federal Tecnológico de São Paulo. Para o diretor geral do UFPR campus Umuarama, a avaliação deve refletir positivamente no processo de consolidação do Pronatec na instituição. “Quando os avaliadores vêm e fazem essa análise é muito importante, pra que possamos saber se estamos no caminho certo. Com a presença deles aqui, vamos crescer muito como instituição ofertante”, afirma Odacir Antonio Zanatta.

NOVOS CURSOS

O IFPR Umuarama oferta cursos do Pronatec desde 2012. No início eram poucas opções, que aos poucos foram aumentando, assim como a quantidade de alunos. Atualmente, são 13 modalidades em andamento em Umuarama e nas unidades remotas e para o próximo ano foram enviadas 33 propostas de cursos para aprovação do MEC. Números que indicam como o projeto vem se consolidando na região. “Esse crescimento mostra o reflexo positivo que o Pronatec tem na cidade e na região, capacitando pessoas que realmente estão em situação de vulnerabilidade, para que elas possam ter uma oportunidade de capacitação”, avalia Eduardo Goiano, coordena-
dor adjunto do Pronatec do IFPR Umuarama.

Fonte: Tribuna Hoje