Sobre o Curso de Cuidador de Idosos disponibilizado pelo Pronatec do IFPR

<![CDATA[

O envelhecimento populacional é uma realidade no Brasil e no mundo. Dados do Censo de 2010 indicam crescimento do número de idosos de 9,1% para 11,3% nos últimos dez anos, acrescido ao aumento da expectativa de vida, a qual atingiu os 73,1 anos em 2009 (IBGE, 2010).

Frente ao crescimento do quantitativo de idosos e as mudanças na dinâmica familiar, especialmente ligadas ao engajamento da mulher no mercado de trabalho e aos rearranjos familiares, houve a necessidade de se reorganizar o cuidado ao idoso. Uma das consequências foi o aumento da demanda por profissionais especializados no cuidado ao idoso, bem como de pessoas treinadas para atender a esta população, como os cuidadores de idosos.

Em 2001, o Ministério do Trabalho e Emprego descreveu, na Classificação Brasileira de Ocupações, a ocupação de cuidador de idosos (CBO 5162-10). Este é responsável por auxiliar o idoso que apresenta ou não limitações nas atividades da vida cotidiana, ao oferecer cuidado e/ou suporte ao idoso e desempenhar atividades relacionadas ao seu bem-estar físico, mental, social e legal.

No ano de 2010, o Instituto Federal do Paraná – Campus Curitiba, deu início às aulas da primeira turma do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) – Cuidador de idosos. O curso é composto por 160 horas, divididas em atividades teóricas e práticas.

Durante o processo de formação enfocam-se as seguintes temáticas: envelhecimento da população e alterações fisiológicas no idoso, ética e políticas voltadas para pessoa idosa, relação interpessoal do cuidador com o idoso, família e profissionais, questões de saúde e qualidade de vida, doenças frequentes e funções do cuidador.

São desenvolvidas, ainda, atividades práticas em instituições de longa permanência para idosos, a fim que os alunos vivenciem o cuidado e apliquem os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Destaca-se que o curso de cuidador de idosos do IFPR prima pela formação de cuidadores voltados para promoção da saúde e qualidade de vida dos idosos, e evidencia as atribuições e limites de sua ocupação.

Em 2012, o curso de Cuidador de idosos passou a ser ofertado pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC, e está hoje em sua quarta turma. Para ingressar no curso deve-se ter mais de 18 anos e ensino fundamental completo.

Tramita na câmara dos deputados o projeto de Lei 4702/12, o qual regulamenta a profissão de cuidador de idosos. Segundo o texto do projeto de lei, o cuidador de idosos poderá atuar após conclusão de curso de formação, cujos critérios ainda serão definidos.

Ressalta-se que os egressos do curso de Cuidador de Idosos do IFPR estão inseridos no mercado de trabalho prestando cuidado a idosos em domicílio, bem como registrados em instituições de longa permanência, como empregados domésticos. Ademais, destaca-se que o curso incentiva os alunos a prosseguirem seu processo de formação, fato visível mediante o interesse demonstrado por egressos em realizarem cursos técnicos para profissionalização do cuidador.

Texto e fotos: Maria Angelica Pizani