Publicado em
No dia 23 de setembro, comemoramos o Dia Nacional da Educação Profissional e Tecnológica e também o Dia Nacional dos Profissionais de Nível Técnico. As datas foram instituídas por lei nas primeiras décadas do século XXI, mas o fato a que ambas estão relacionadas já tem mais de 100 anos de história …
Em 23 de setembro de 1909 foram criadas as Escolas de Aprendizes e Artífices, em 19 capitais brasileiras. Esta é considerada a data de criação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que hoje é formada por 38 Institutos Federais, o Colégio Pedro II, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, dois Cefets e 22 Escolas Técnicas ligadas às Universidades Federais.
A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica possui hoje 670 campi nas 27 unidades federativas do Brasil. Isso equivale a mais de 10% dos municípios brasileiros atendidos por ao menos uma unidade ligada à Rede Federal de EPT.
Nesses 112 anos de existência, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica trouxe desenvolvimento social e econômico para as regiões em que está presente e marcou milhões de vidas por meio da oferta de educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada, e do desenvolvimento de projetos de pesquisa, extensão e inovação.
A todas as instituições, profissionais, estudantes e egressos que fazem parte desta rede centenária, o IFPR deseja um feliz aniversário e um futuro cada vez mais comprometido com a transformação das realidades sociais em que estamos inseridos.