Registro SIAPE do Programa de Gestão e Desempenho – PGD – Instituto Federal do Paraná

Registro SIAPE do Programa de Gestão e Desempenho – PGD

DEFINIÇÃO

Programa de Gestão e Desempenho (PGD) é o nome dado ao modelo de gestão instituído pela Administração Pública Federal por meio do Decreto nº 11.072/2022 e regulamentado pela Instrução Normativa nº 24/2023.

A participação no PGD deverá ser registrada no Sistema de Administração de Pessoas, para isso, foram criados, pelo Órgão Central do SIPEC, os códigos de Teletrabalho Total(Código 389) e de Teletrabalho Parcial(Código 390).

O registro SIAPE no IFPR se dará por ciclo e a cada alteração  que ocorrer na vida funcional do servidor participante, durante a vigência do ciclo do PGD.

QUEM FAZ

A chefia imediata e o servidor interessado observarão o cronograma disponibilizado pela comissão central na página do PGD e procederão com os procedimentos descritos na base de conhecimentos.

Poderão se habilitar para participação no Programa de Gestão, por meio do PGD/Susep:

I – Servidores públicos Técnicos Administrativos em Educação, ocupantes de cargo efetivo.

II – Servidores docentes da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) que ocupam cargos de gestão ou que realizem atividades no trabalho que sejam, total ou parcialmente, de natureza administrativa.

III – Contratados por tempo determinado.

IV – Estagiários que possuam contratos de trabalho que permitam a realização do teletrabalho.

PROCEDIMENTO MAPEADO

SEQ.RESPONSÁVELPROCEDIMENTO
1CHEFIA IMEDIATAEfetuar a criação do Programa de Gestão e Desempenho no SUSEP da unidade;Disponibilizar o PGD aos participantes;Aguardar a inscrição dos servidores ao Programa de Gestão;Após a adesão dos participantes, realizar o aceite e informa os participantes aceitos no Processo do Programa de Gestão do Campus/Pró-Reitoria ou Equivalente;
2SERVIDORRealizar a adesão ao Programa de Gestão elaborado pela chefia imediata;Acompanhar o aceite da chefia dentro do prazo estabelecido no cronograma;Realizar a elaboração do plano de trabalho;Acompanhar a emissão e da Portaria de autorização;
3CAMPUS/ SEGEPEGABINETE E PRÓ-REITORIASRealizar a abertura do tipo processual PROGRAMA DE GESTÃO e encaminhar para que as unidades informem os servidores que fizeram a adesão ao PGD no prazo previsto;Emitir a portaria de autorização conforme modelo;Disponibilizar para assinatura da Direção Geral do Campus ou Autoridade Equivalente na Reitoria;OBS: (A data de emissão da Portaria de Adesão não poderá ser inferior à data de início do Ciclo do PGD aderido pelo servidor)Encaminhar o processo com a portaria assinada para registro no SIAPE junto a DCP/PROGEPE.
4DCP/PROGEPEReceber os processos do PROGRAMA DE GESTÃO dos Campi/Pró-Reitorias e Gabinetes;Efetuar o registro dos códigos do Programa de Gestão no SIAPE;Devolver o processo ao Campus/Unidade para controle, acompanhamento e inclusão de atualizações quando houver.
5UNIDADES/CHEFIAS IMEDIATASAcompanhar a execução do Programa de Gestão;Informar à DCP/PROGEPE por meio do processo PROGRAMA DE GESTÃO todas as alterações/inclusões e exclusões ocorridas na unidade por meio de portaria da autoridade competente.

OBSERVAÇÕES E INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS

Não será devido o pagamento ao participante do PGD de adicional noturno e será vedado o pagamento ao participante do PGD na modalidade teletrabalho em regime de execução integral de:

I – adicionais ocupacionais de insalubridade, periculosidade ou irradiação ionizante; e

II – gratificação por atividades com raios X ou substâncias radioativas.

CONTATOS

Dúvidas sobre o Programa de Gestão devem ser encaminhadas para a Comissão Central Permanente de Implantação do Programa de Gestão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná.

programa.gestao@ifpr.edu.br

Dúvidas sobre o Registro SIAPE do Programa de Gestão devem ser encaminhadas para a Diretoria de Cadastro e Pagamento.

dcp.progepe@ifpr.edu.br