Gestores do IFPR realizam visita técnica ao IFC – Instituto Federal do Paraná

Gestores do IFPR realizam visita técnica ao IFC

A equipe organizadora do Planejamento Estratégico do Instituto Federal Catarinense (IFC) recebeu nesta sexta-feira (01/02), na Reitoria, em Blumenau (SC), a visita técnica do pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Bruno Faraco, e do professor Bruno Erno Steckling, ambos do Instituto Federal do Paraná (IFPR). O objetivo da visita foi a troca de experiência e vivências no processo de implantação do Planejamento Estratégico Institucional.

Faraco e Steckling frisaram que a sensibilização é fundamental na construção do Planejamento Estratégico. “Além disso, a formação para os gestores é primordial antes, durante e depois do planejamento”, disse Faraco. “O primeiro passo no processo de construção do Planejamento Estratégico é a formação dos gestores”, salientou.

Durante a visita, foram apresentadas as etapas do processo adotado pelo IFPR: sensibilização, elaboração do documento e implementação; metodologias utilizadas para promover a participação da comunidade interna; formas de acompanhamento e controle (indicadores); canais de comunicação utilizados para a divulgação do processo; formação da equipe responsável em organizar o processo; servidores que elaboraram o documento; resultados obtidos até o momento; resistências; estrutura e funcionamento da unidade responsável pelo planejamento.

De acordo com Faraco, o Planejamento Estratégico aponta para ganhos de médio e longo prazo. “É preciso desenvolver em nossas instituições a cultura do planejar”.

Steckling falou sobre os procedimentos de Planejamento, Implementação e Controle, além da necessidade de uma estrutura de Comunicação e TI para que a equipe de planejamento consiga acompanhar e divulgar os projetos e resultados. “A mensuração de resultados é fundamental, porém é preciso entender que essa mensuração não é para punir, e sim para avaliar os resultados em busca de novas estratégias”, finalizou.

Informações: CECOM/REITORIA/IFC – Nicole Trevisol