SEPIN: Uma grande vitrine para a Pesquisa, Extensão e Inovação – Instituto Federal do Paraná

SEPIN: Uma grande vitrine para a Pesquisa, Extensão e Inovação

I Seminário de Pesquisa, Extensão e Inovação do IFPR acontece na próxima semana em Curitiba. Evento reúne cerca de 300 trabalhos desenvolvidos pelos estudantes da instituição.

Entre os dias 04 e 06 de dezembro, a Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação (Proepi) do Instituto Federal do Paraná (IFPR) realiza o I Seminário de Extensão, Pesquisa e Inovação (SEPIN). O evento tem como objetivo integrar os estudantes ligados a essas atividades, constituindo-se como um espaço para divulgação dos diferentes projetos conduzidos pela instituição. O evento é também uma oportunidade para que docentes, gestores e estudantes possam refletir sobre as políticas e os rumos da pesquisa, extensão e inovação no IFPR. “A integração entre esses estudantes e os pesquisadores é um estímulo para o fortalecimento e a configuração da Rede de Pesquisa e Extensão do IFPR”, afirma o pró-reitor de Extensão, Pesquisa e Inovação do IFPR, professor Silvestre Labiak.

Além dos benefícios para a consolidação das atividades de pesquisa e extensão no IFPR, o evento é uma forma de fazer levar ao conhecimento da sociedade em geral o trabalho desenvolvido pela instituição na área. “A ideia é que a gente consiga mostrar que, embora seja novo, o IFPR desenvolve ciência e tecnologia, além de trabalhos de extensão de relevância regional”. É também uma forma de prestar contas, já que muitos projetos são fomentados por entidades ligadas à administração pública, como Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). “A divulgação dessas pesquisas para a sociedade é quase uma prestação de contas dos recursos públicos utilizados em pesquisa e extensão”, destaca Labiak.

O evento será sediado na cidade de Curitiba, nas dependências da Unidade João Negrão do Câmpus Curitiba (Rua João Negrão, 1285, Bairro Rebouças).

Estudantes receberão auxílio financeiro para participação

Por meio dos Edital 029/2012, a comissão organizadora do I SEPIN selecionou os estudantes interessados em receber ajuda de custo para participação no evento. Cerca de 190 estudantes vão receber o benefício, que tem como finalidade auxiliar o estudantes com despesas como a confecção de pôster, hospedagem e alimentação durante o evento. A Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Interação calcula que cerca de R$ 53 mil foram investidos nos auxílios.

Programação

O evento conta, além da apresentação dos trabalhos e pôsters dos estudantes e dos as atividades dos grupos de trabalho, com uma intensa programação cultural, muitas das quais promovidas por equipes de alunos e docentes das unidades do IFPR. Há também conferências e painéis, com a presença de professores da UFPR, UEM e UFPR Litoral). Confira a programação na íntegra.

Para saber mais, acesse a página do SEPIN