Tocar Violão: um atividade além da sala de aula.

[menu name=”Anais”]

RESUMO

O projeto de extensão “Música: transformando vidas”, deu origem ao subprojeto “Tocar Violão: um atividade além da sala de aula” focou suas atividades em promover aos estudantes do IFPR – Câmpus Paranavaí e Comunidade Externa a oportunidade de aprenderem um instrumento musical com o objetivo de que a música seja um veículo de socialização e formação integral do sujeito, dando a todos igualmente a chance de desenvolver e aprimorar os princípios de cidadania, a sensibilidade, a auto-estima, a disciplina responsável, a solidariedade, o senso crítico, o gosto pelas atividades culturais. Muitas pesquisas trazem que a música na vida do ser humano é relevante por ser um elemento que auxilia no bem estar das pessoas. O projeto em questão, deseja verificar se, no contexto escolar, a música tem realmente a finalidade de ampliar e facilitar a aprendizagem do educando e quais influências podem surgir quando os estudantes são oportunizados a aprender o tocar violão. Para se investigar as influências do tocar violão na vida dos participantes, foi realizado a aplicação de questionário e entrevista, no início das aulas de violão, também será aplicado esses mesmos instrumentos qualitativos no meio e no final das aulas de violão. A utilização destes instrumentos qualitativos contem um conjunto de questões, feito para gerar os dados necessários para levantar informações a respeito do entendimento dos processos de aprendizagem de violão fora do contexto escolar, quais os procedimentos e escolhas adotados por uma pessoa que começa a tocar violão, se ao tocar violão a pessoa realmente melhora a auto estima, a concentração e o comportamento. Atualmente o projeto oferece aulas de violão, atendendo um número aproximado de 30 participantes. É importante destacar que os participantes que não possuem o instrumento, são disponibilizados os instrumentos do Câmpus para serem usados nos horários de aula, e também poderão ser usados para treinar, no Câmpus, no decorrer das semanas. Já se tem alguns relatos de participantes que, em três meses, tiveram um melhora significativa no seu desenvolvimento escolar e na vida como um todo. A pesquisa ainda está em andamento, após a aplicação das entrevistas e questionários acredita-se que se poderá elaborar um perfil de cada participante em relação à influência, do tocar violão, na vida escolar e pessoal. Este projeto está sendo financiado pelo Programa de Bolsas de Extensão do IFPR-2014.

PALAVRAS-CHAVE: Música; Aprendizagem; Socialização e desenvolvimento.