Musicalização.

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RESUMO

Primeiramente, podemos definir como musicalização, o processo que tem como objetivo criar e desenvolver no ser humano o interesse pela música, tornar este sensível à arte, é importante que neste processo a música não tome a função acessória para ensino de outro tema, sendo isto um dos grandes equívocos cometidos em boa parte das escolas, ao tentar musicalizar os alunos acabam percebendo a música como uma atividade simplesmente recreativa ou de passatempo para os alunos. Atualmente existem diversos estudos, pesquisas e métodos que buscam esclarecer como ocorre a musicalização e como desenvolve-la de maneira eficiente, de tais métodos podemos destacar as pedagogias desenvolvidas por Carl Orff, Edgard Willems, Zoltán Kodàli e o de Shinichi Suzuki, que são considerados processos ativos de ensino de música, ou seja através deles o aluno entra em contato direto com o fazer musical. Como exemplo disso podemos citar a metodologia de Orff que fazia uso da fala para ensinar conceitos como ritmo ao aluno, Dalcroze que faz uso do ensino de ritmo, solfejo e improvisação em seu método, Willems que baseou sua proposta na psicologia e na escuta da música e Suzuki que incluiu a família no ensino da música a criança, traçando um paralelo com a aprendizagem da linguagem que a criança tem ao escutar a mãe. Estas propostas tem origens em várias regiões do mundo, de diferentes culturas e de vários contextos históricos e muitas vezes isto não é levado em consideração, e o que não pode deixar de ocorrer é que antes de se adotar um destes métodos o professor deve estar preparado para refletir sobre a metodologia de ensino descrita e repensar o que for necessário. Nossa pesquisa tem como foco a criação de novas metodologias de ensino de música adequada a jovens, já que através de revisão bibliográfica percebemos que não existem propostas que tenham como foco a realidade musical brasileira, ao pesquisar metodologias adequadas, precisamos apostar nos nossos professores, já que eles convivem diariamente com a realidade educacional brasileira, compreender seus anseios, adequar o que for necessário às realidades locais, e traçar nossos próprios objetivos para o ensino, para nós é importante incluir o aluno no processo desenvolvimento de um método que atribua significado a musica para o jovem que estuda na escola pública brasileira.

PALAVRAS-CHAVE: Musicalização; Brasil; Metodologia; Revisão de Literatura.