Programação de robôs Lego com a utilização da linguagem Java.

[menu name=”Anais”]

RESUMO

O objetivo do projeto é proporcionar aos alunos bolsistas conhecimento em programação orientada a objetos, mediante a utilização da linguagem Java para programar kits Lego Mindstorms NXT 2.0. Para isso, o firmware padrão dos kits é substituído pelo Lejos NXJ 0.9.1, uma máquina virtual Java que permite a programação dos kits com a utilização desta linguagem. O desafio dos alunos que participam do projeto é o mesmo imposto aos alunos que participam da Olimpíada Brasileira de Robótica, ou seja, desenvolver um robô autônomo que seja capaz de se locomover em um ambiente simulado de desastre. Neste ambiente, o robô deve seguir um percurso que contém curvas, obstáculos, redutores de velocidade, encruzilhadas e rampas. Ao final do percurso, o robô deve resgatar uma vítima e levá-la a um local seguro. Para concluir tais tarefas, o bolsista adquire conhecimentos em, pelo menos: lógica de programação, engenharia de software, linguagem de programação, programação orientada a objetos e robótica, já que deve projetar o robô desde sua montagem até o desenvolvimento do software. Também é do interesse do projeto fazer com que os alunos participem da Olimpíada Brasileira de Robótica, uma iniciativa para a popularização e difusão da ciência e tecnologia junto aos jovens. Com isso, espera-se despertar nos alunos bolsistas o interesse pela ciência da computação, tornando o processo de aprendizagem de programação mais interessante.

PALAVRAS-CHAVE: Programação; Java; Robótica; Lego.