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- Wellinton Djones Monteiro
- Willian Alves da Rosa
- Diones da Silva Boeno
- Luiz Diego Marestoni
- Orientador- luiz.marestoni@ifpr.edu.br
RESUMO
Quando se pensa em construir um curso, principalmente uma Licenciatura, tem-se que levar em consideração que os alunos que entrarão no curso apresentarão alguma defasagem dos dois ciclos de aprendizagem: ensino básico e médio. Desta maneira um dilema é criado, rever os conceitos do ensino médio e depois iniciar as discussões mais aprofundadas ou simplesmente ignorar a primeira proposição e simplesmente deixar a encargo da responsabilidade e consciência dos alunos este dever? Diante desse impasse a licenciatura em física do campus Telêmaco Borba adotou algumas medidas, tal como adotar nos primeiros anos disciplinas de cunho mais básico que levem a um nivelamento dos alunos. No entanto, ainda assim os alunos apresentaram dificuldades. Assistir as aulas de física, anotar as informações importantes e construir mapas de conceituais é uma tarefa árdua a maioria dos alunos. Uma possibilidade seria o atendimento ao aluno que os professores disponibilizam, no entanto, como a maioria dos professores trabalham esta alternativa é inviável para os alunos. Desta maneira, no presente projeto aulas do curso de licenciatura em física do campus Telêmaco Borba foram gravadas, os principais conteúdos editados e disponibilizadas em meio eletrônico (site do youtube) para que os alunos pudessem rever os conteúdos com mais tempo para construção do conhecimento. Ao mesmo tempo, os vídeos foram disponibilizados on-line para que os alunos do ensino médio possam aproveitar-se deles para estudar e para incentivar a docência. Os resultados foram medidos com depoimento dos alunos onde se pode perceber a importância de medidas alternativas a aprendizagem que seja acessível aos alunos.
PALAVRAS-CHAVE: Ensino; Física; Apoio; Incentivo a docência.