Acompanhamento do desempenho técnico, funcional e nutricional dos atletas do Instituto Federal de Foz do Iguaçu.

• Erick Mateus Pacheco Lopes
  • Luciane Marques Lourenço
  • Guilherme da Silva Gasparotto
  • Raphael Miranda Medeiros Cruz
  • Orientador – raphael.cruz@ifpr.edu.br

RESUMO

Comparação e correlação do gasto energético, consumo de gorduras, fibras e IMC entre alunos participantes e não de projetos esportivos Introdução: Os baixos gasto energético diário e consumo de fibras, além do elevado consumo de gorduras caracterizam hábitos relacionados ao estilo de vida atual de adolescentes, em que se observa cada vez menos disponibilidade para prática de atividades físicas e grande oferta de alimentos industrializados prontos para consumo e com baixo valor nutricional. Sugere-se que, indivíduos envolvidos em atividades esportivas apresentem comportamentos mais saudáveis do que aqueles que não têm tal envolvimento neste tipo de atividade. Objetivo: Diante disto, o objetivo do estudo foi comparar o gasto energético diário de alunos envolvidos e não envolvidos em projetos esportivos do IFPR – Foz do Iguaçu, bem como verificar a relação entre estar envolvido em projetos esportivos com gasto energético, IMC, consumo de fibras e gorduras. Métodos: Participara do estudo 30 alunos, sendo 15 participantes de projetos esportivos no IFPR – Foz do Iguaçu e 15 não participantes. Os dados de gasto energético foram recordados de um dia em que não houve treinamento, por meio do recordatório de Bouchard (1983). Os consumos de fibras e gorduras foram verificados por meio de questionário específico (Questionário de freqüência alimentar Simplificado), adaptados por Rodriguez et al (2005). Além destes dados, foi medida a massa corporal e estatura para cálculo do IMC. Resultados: Comparou-se o gasto energético de alunos envolvidos e não envolvidos em projetos esportivos por meio do teste t para amostras independentes e se observou maior média de gasto energético (p=0,04) entre os alunos envolvidos em projetos esportivos (2325 ± 451) do que entre aqueles não envolvidos nestas atividades (1985 ± 412), mesmo em um dia que não houve treinamento. Os valores de correlação, entre participar dos projetos com as outras variáveis foram verificados pelo teste de correlação de Spearman. Houve correlação entre participação em projeto e gasto energético diário (coeficiente de correlação = -0,412; p=0,02). Para as outras variáveis não foram identificadas correlações.

PALAVRAS-CHAVE: Projeto Esportivo; Gasto Energético; Hábitos Alimentares.