Atividade física e estágio de mudança de comportamento na comunidade interna do Instituto Federal do Paraná – Campus Paranavaí.

[menu name=”Anais”]

RESUMO

O sucesso dos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia está diretamente ligado à saúde de sua população interna. Ciente da importância deste fato, este Projeto tem como objetivo analisar a associação entre os níveis relatados de prática habitual de atividade física e os estágios de mudança de comportamento para atividade física do modelo transteorético com indicadores comportamentais, sociodemográficos, estado nutricional, e morbidades referidas na população interna do Instituto Federal do Paraná do Campus de Paranavaí, formada pelos discentes, docentes, técnicos administrativos educacionais, estagiários e funcionários terceirizados. Em sua fase inicial, este estudo está sendo submetido ao “Comitê de Ética em Pesquisas Envolvendo Seres Humanos” e só dará inicio as coletas após a sua aprovação. Portanto, o presente trabalho apresentará o referido projeto. O estudo possui delineamento transversal e metodologia descritiva correlacional. As informações quanto à prática habitual de atividade física serão obtidas por intermédio do Questionário Internacional de Atividade Física – IPAQ, formato curto, versão oito, tendo como referência a última semana. Os estágios de mudança de comportamento para a atividade física serão identificados a partir de Algoritmo do Modelo Transteorético. Para o cálculo de Índice de Massa Corporal (kg/m2) serão realizadas medidas de massa corporal e estatura. Os demais indicadores, serão avaliados por meio de questionários. O teste Qui-Quadrado (χ2) será usado para identificar as diferenças entre os critérios de classificação dos níveis relatados de prática habitual de atividade física e dos estágios de mudança de comportamento com os indicadores analisados. A magnitude das associações significativas será determinada através dos cálculos dos valores de Odds Ratio (OR), estabelecidos por intermédio da análise de regressão logística, assumindo intervalos de confiança de 95%. Para o tratamento estatístico das informações será usado o pacote computadorizado Statistical Package for Social Sciences (SPSS), versão 17.0 para Windows. Este Projeto está sendo apoiado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (PIBIC-Jr) e Programa Institucional de Apoio à Pesquisa (PIAP) do Instituto Federal do Paraná.

PALAVRAS-CHAVE: IPAQ; Modelo transteorético; Promoção da saúde.