Ciêncioteca de física e química.

[menu name=”Anais”]

• Elisson Daniel Marciniaki
  • Marlon Vinicius Caetano
  • Juliana Tech
  • Hugo Feitosa Jurca
  • Orientador – hugo.jurca@ifpr.edu.br

RESUMO

Dentre as dificuldades dos alunos de ensino médio e 9º ano do ensino fundamental, estão as disciplinas de Física e Química. Muitos não entendem, ou não conseguem assimilar a utilidade dos conceitos vistos em sala de aula. É evidente que, quando os alunos podem desfrutar de uma aula prática que complemente os conteúdos vistos em sala, será mais fácil compreender a teoria. Porém, muitos professores da rede pública de ensino não têm laboratórios e condições de preparar uma aula prática de qualidade, então acabam recorrendo apenas às aulas teóricas, que ficam maçantes aos alunos que não possuem aptidão com as disciplinas. Neste contexto, o projeto possui o intuito de montar uma ciêncioteca com kits contendo experimentos e jogos didáticos de ambas as disciplinas, roteiros e exercícios que poderão ser aplicados em sala de aula por todos os professores da rede pública de ensino do município de Irati e região, que podem emprestar esses kits e aplicá-los em suas aulas, auxiliando-os a diferenciar e fazer com que o ensino de Física e Química se tornem prazerosos e divertidos mesmo para os alunos que não se identificam com as disciplinas. Também forneceremos cursos de formação continuada para estes professores, onde explicaremos o objetivo de nosso projeto e desenvolveremos neles a habilidade de construir experimentos conforme o plano de trabalho e realidade de cada docente, auxiliando-os com novas estratégias de ensino. Neste curso apresentaremos os jogos e experimentos elaborados até a presente data. Foram elaborados sete experimentos sendo dois de Química e cinco de Física, envolvendo conceitos do ensino médio, e também doze jogos didáticos em Química, sendo dois jogos com grande potencialidade de gerar patente, por ser inovador e inédito.

PALAVRAS-CHAVE: Estratégia de ensino; Jogos Didáticos.