O PIBID desmistificando crenças.

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RESUMO

O projeto PIBID tem como principal objetivo estimular o licenciando mostrando a realidade educacional de cada escola. O contato do licenciando com a prática docente, em sua graduação é primordial, para que ele obtenha experiências. Identificamos em meio ao contexto educacional mitos e crenças que cercam o cotidiano escolar, desde a postura do professor perante aos alunos, o aprendizado dos mesmos e a necessidade de formação continuada. Investir no desenvolvimento profissional dos professores é também intervir em suas reais condições de trabalho. Diante desse contexto, a afirmação “a função mais importante da escola é formar cidadãos” é rebatida pela pesquisadora Patrícia Gomes (2011). Tal autora relata que isso torna-se um mito já que não se pode desvalorizar a cultura escolar propriamente dita para dar mais importância a dimensões extracurriculares. Não há como ser contra oferecer uma Educação integral aos estudantes e ensiná-los para a cidadania, porém isso não pode tomar mais tempo e energia dos professores do que atividades básicas, como a alfabetização e o ensino dos conteúdos de cada uma das disciplinas. Com base nisso, Fernandes (2011), Pimenta (2006), Santos (2012), Silveira (2009) e Viana (2013) servirão de embasamento teórico inicial para levantarmos dados juntamente com discentes de outras licenciaturas oferecidas pelo IFPR- Câmpus Palmas, a fim de investigar se tal hipótese concretiza-se também com profissionais da escola pública.

PALAVRAS-CHAVE: Crenças; Escola; Educação.