Reestruturação das práticas laboratoriais de química orgânica do curso de licenciatura em química e a inserção dos princípios da química verde.

[menu name=”Anais”]

RESUMO

Após notáveis dificuldades dos alunos em relacionar o conteúdo exposto em sala de aula com as aulas experimentais e o não conhecimento dos mesmos com a Química Verde, desenvolveu-se um projeto de “Revitalização das aulas experimentais de Química com vista a inserção dos princípios da Química Verde”, o qual vem sendo realizado através do programa de bolsa de incentivo social- PBIS. Já foram revitalizadas aulas experimentais de Química Geral, e atualmente o mesmo trabalho vem sendo feito com a disciplina de Química Orgânica, tendo como objetivo relacionar a teoria com as práticas laboratoriais disseminando juntamente alguns princípios da Química Verde. A Química Verde pode ser definida com a utilização de técnicas químicas e metodológicas que reduzem ou eliminam o uso de solventes ou reagentes ou a geração de produtos ou subprodutos que são nocivos a saúde humana ou do meio ambiente(LENARDÃO et al,2003), sendo composta por 12 PRINCÍPIOS, destes estão sendo abordados: Prevenção; Economia de átomos; Síntese de produtos menos perigosos; Uso de solventes mais seguros; Uso de fontes renováveis de matéria-prima; Química intrinsecantemente segura para prevenção de acidentes. Para tanto, empregou-se na elaboração dos protocolos experimentais a abordagem integradora, que busca desenvolver a capacidade de interpretar, discutir e argumentar os fenômenos, em linguagem e simbologia especializada, sendo constituída por: Pré-laboratório, Laboratório e Pós-laboratório. Esse material será disponibilizado aos professores e alunos do curso de química e demais cursos atendidos pelo colegiado, a fim de favorecer o aprendizado dos acadêmicos e a adoção de práticas verdes, ou seja, menos impactantes.

PALAVRAS-CHAVE: Experimentação; Química Verde; Abordagem integradora.