Utilização do motor de Stirling de baixo custo em atividades demonstrativas em aulas de física térmica no ensino médio.

[menu name=”Anais”]

• Estéfani Gomes dos Santos
  • Yuri de Oliveira Figueiredo
  • Luiz Diego Marestoni
  • Jose Renato Marques Viana
  • Orientador – jose.viana@ifpr.edu.br

RESUMO

Uma das grandes dificuldades encontradas por alunos e professores no processo ensino-aprendizagem, comum nos cursos de física, tanto no ensino médio quanto em nível superior, decorre do distanciamento entre o ensino teórico e prático. Isso é relatado em diversos trabalhos que mostram que esta é a realidade da maioria das escolas de nível médio no Brasil. Neste sentido as atividades experimentais são ferramentas que podem contribuir para amenizar este problema. Contudo, vários fatores impedem que esta prática se concretize nos meios escolares, por exemplo, despreparo de professores, falta de laboratórios estruturados, falta de recursos financeiros entre outros. Dentre as várias classificações de atividades experimentais, as demonstrativas são talvez as mais simples e práticas de serem realizadas, pois possibilitam o cumprimento do programa, mantém os alunos atentos e participativos e, permite, ao professor, uma transmissão eficiente do conhecimento científico, além de dar sentido ao que está sendo aprendido. Nesta perspectiva, o uso de atividades demonstrativas em aulas de física térmica pode ser um facilitador dos conceitos envolvidos neste tema. Assim, este trabalho é uma proposta de atividade demonstrativa para aulas de termodinâmica de modo a abordar a relação entre calor e trabalho e as leis que regem esta relação, através do uso de um motor de Stirling construído com materiais recicláveis e/ou de baixo custo. O conteúdo de livros didáticos foi analisado e tópicos de física térmica que podem ser relacionados ao funcionamento do motor foram estabelecidos. Duas configurações foram escolhidas de modo a exemplificar duas possibilidades de construção do motor.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino-aprendizagem; Termodinâmica; Motor de Stirling.