Começou o IV Se²pin!

Estudantes se inscrevem nas oficinas e sessões temáticas

A partir desta segunda-feira (19) até o dia 22 de outubro, será realizado o IV Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa, e Inovação (Se²pin), organizado pelo Instituto Federal do Paraná. O evento, que acontece no Campus Paranaguá e na Associação Banestado, em Praia de Leste, reúne cerca de 800 pessoas, dentre estas, 500 estudantes, os quais começaram a chegar logo cedo para o credenciamento.

programação conta com apresentações de trabalhos em diversos formatos, oficinas, conferências, sessões temáticas, atividades culturais e visitas técnicas. A abertura acontece nesta segunda (19), às 19h30, na Associação Banestado, seguida de apresentação cultural de um coral de Paranaguá e do Clube da Música do Campus Foz do Iguaçu. “O Sepin vem se consolidando na história do IFPR”, afirma o professor Ezequiel Burkarter, Pró-Reitor de Extensão, Pesquisa e Inovação. “É um evento que se renova diante das diferentes perspectivas do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação, ganha vida e se fortalece nas comunidades interna e externa, tornando-se uma referência nos debates e na divulgação das produções científicas e tecnológicas”, ressalta.

Na terça-feira, o dia começa com conferências sobre os temas “Importância dos Portos no Contexto Nacional”, “Tópicos Ambientais do Litoral do Paraná” e “Dinâmicas do território cultural caiçara: reflexões sobre historicidade, patrimônio e populações litorâneas”. Logo na sequência, acontecerá um intervalo cultural com a apresentação do documentário “Libras”, do Campus Jacarezinho, seguido do “Minuto Literário”, do Campus Campo Largo, finalizando com uma exposição de fotografias do Campus Paranaguá.

Após o intervalo cultural, começarão as sessões temáticas sobre diversos temas, dentre eles “Educação do Campo no IFPR”, “Curta na escola”, “Conversas sobre literatura brasileira contemporânea” e “O Brasil na Antártida: paz, ciência e conservação ambiental”.

O período da tarde começará com quatro atrações no intervalo cultural: a banda “Oceans”, de Goioerê, o grupo de dança “Amor Brujo”, de Umuarama, o “Minuto Literário”, do Campus Campo Largo e novamente exposição de fotografias organizada por discentes de Paranaguá. Em seguida, começarão a Mostra de Banners, a Mostra Iftech e a Mostra de Robótica. Para finalizar o segundo dia, todos os presentes poderão acompanhar três atrações culturais: “O Auto da Barca do Inferno”, teatro apresentado por alunos do Campus União da Vitória, “Na Véspera ou no Dia Seguinte”, do grupo de teatro do Campus Jacarezinho e “Cenoura Sem Identidade”, banda composta por discentes do Campus Ivaiporã.

A quarta-feira será destinada às visitas técnicas, as quais proporcionarão aos alunos conhecer o Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR, o centro histórico de Paranaguá e o porto da cidade. Para finalizar o dia, no período da noite, atividades culturais serão a atração com o grupo de dança “Nasci em Alamo”, do Campus Umuarama, os grupos de teatro “A Palerma”, de Capanema, e “Não é Problema Meu”, de Jacarezinho, além da banda “Cabeças Voadoras”, do Campus Telêmaco Borba.

O dia 22, último do evento, é destinado às apresentações orais e oficinas, as quais serão realizadas nas dependências do Campus Paranaguá. Ao todo, 28 oficinas dos mais variados temas serão ministradas, como “Oficina de Haicai”, “Ficção e Marketing”, “Normalização é legal” e “Uso de experimentos no Ensino de Química”, entre outras. No período da tarde, o evento contará com a apresentação de músicas do “Sertanejo Raiz com viola caipira”, do Campus Umuarama, e o grupo de dança “Chamamé: um ritmo latino-americano”, de Jaguariaíva.

Para finalizar o evento, será realizada a premiação e o encerramento do IV Se²pin, com o Pró-Reitor Ezequiel Burkarter falando ao público.