Alegria e integração marcam abertura do IV Se²pin

Abertura do evento

Na noite da última segunda-feira (19), na Associação Banestado, no litoral do Paraná, foi realizada a abertura do IV Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação (Se²pin) do Instituto Federal do Paraná.

Dando início à cerimônia, foram chamados à mesa o Reitor Pro tempore substituto, Ezequiel Westphal, o Pró-Reitor de Extensão, Pesquisa e Inovação, Ezequiel Burkarter, o Diretor-Geral do Campus Paranaguá, Roberto Teixeira, e a Secretária de Educação de Paranaguá, Hilda Werner, representando o Prefeito da cidade, Edison Kersten.

Além dos citados, estavam presentes no ginásio servidores, alunos e comunidade em geral, que puderam acompanhar a exibição de um vídeo relacionado ao tema “Luz”, no qual o evento é baseado.

Após a apresentação do vídeo, foi chamado ao palco o diretor Roberto Teixeira, visivelmente emocionado e contente com a realização do Seminário. “Eu não desejaria estar em qualquer outro lugar do mundo, prefiro estar aqui. Receber todos vocês é muito gratificante, espero que todos aproveitem muito. Sejam muito bem-vindos ao litoral do estado”, afirmou.

“Este evento é muito importante para todos nós. É um momento de celebração, no qual se irradia ciência, tecnologia e cultura”, afirmou Ezequiel Burkarter, Pró-Reitor de Extensão, Pesquisa e Inovação. Mesmo com toda a grandiosidade do evento, Burkarter ainda lembrou-se das pessoas que não possuem acesso às tecnologias e eletricidade. “Não podemos desenvolver ciência se o nosso vizinho não tem nada. Temos sempre de olhar para a realidade que nos cerca”, pontuou.

O Reitor Pro tempore substituto, Ezequiel Westphal, comentou sobre a importância do evento para o Instituto. “Hoje é noite de festa para o IFPR. O Se²pin é muito mais que um seminário estudantil, é também um momento para grande troca de experiências e cultura”, finalizou.

Em seguida, o coral do Campus Paranaguá se apresentou, dando início às atividades culturais do evento. Os cerca de 30 integrantes, entre servidores e alunos, encantaram a plateia cantando músicas como “De janeiro a janeiro”, composta por Roberta Campos e interpretada pelo cantor Nando Reis. Na sequência, a banda “Cantarolando”, do Campus Foz do Iguaçu, levantou os presentes com diversas músicas nos mais variados ritmos, dentre elas “Hey, soul sister”, da banda norte-americana Train.

“Estou muito ansioso para o Se²pin, pois acredito que um dos objetivos do evento seja a troca de cultura que todos os alunos podem realizar. São tantos campi juntos, realmente será tudo muito bom”, comentou Gabriel Marques, aluno do Campus Londrina.

O IV Se²pin continua nesta terça-feira (20) com conferências, atividades culturais, sessões temáticas e as mostras de Banners, Iftech e Robótica. Confira também a página do Facebook do evento.