Visitas técnicas e atividades culturais marcam o terceiro dia do IV Se²pin

O penúltimo dia de Se²pin contou com visitas técnicas

O penúltimo dia (21) de atividades do IV Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação (Se²pin) foi reservado para que os estudantes pudessem realizar as visitas técnicas, realizadas no porto de Paranaguá, no centro histórico da cidade e no Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR. Logo cedo, vários ônibus saíram da Associação Banestado e se deslocaram até os locais de visitação.

O aluno David da Costa, do Campus Palmas, conta que o evento está recheado de atrações e bons momentos. “Eu estava ansioso para participar, pois é a minha primeira vez no Se²pin. Consegui aproveitar muito as sessões temáticas e trabalhos em geral, tudo está muito bem estruturado. E as visitas técnicas foram ótimas. Hoje visitei o porto de Paranaguá, que é impressionante, com estruturas enormes. Também fui ao museu, um lugar cheio de história, é muito interessante!”, comenta David.

Para o professor Alexandre M. Sanches, também do Campus Palmas, o evento como um todo agrega muitos fatores positivos aos participantes. “O Se²pin está muito proveitoso. Pude enxergar a alegria de uma estudante, que apresentou seu trabalho na forma de banner, ao virem pedir explicações sobre seu projeto. O trabalho dela faz com que alunos sejam ‘resgatados’, pois estavam longe das escolas pelo fato de estarem afastados dos centros urbanos ou por dificuldades familiares”, pontua. Sobre as visitas técnicas e o evento em si, Alexandre ressalta: “Para nós professores, o Se²pin também é valioso, pois podemos enxergar as realidades dos outros campi, muitas vezes bem diferentes uns dos outros. Sobre o Museu de Arqueologia e Etnologia, que visitamos durante as visitas técnicas, achei muito interessante, ainda mais por estar num prédio tão antigo”.

Ítalo Pereira, aluno do Campus Pinhais, afirma que as atividades propostas foram muito atrativas. “Gostei muito de visitar as atrações, especialmente o museu, onde achei muito interessante os alargadores que os índios usavam em suas orelhas, pois quanto maior o alargador, maior o grau de importância que o índio tinha”, comenta o estudante. O porto de Paranaguá também foi um destaque aos olhos de Ítalo: “O guia que foi em nosso ônibus nos mostrou toda a estrutura do porto, as instalações são imensas”.

A noite da quarta-feira (21) teve continuidade com atividades culturais. A primeira atração foi a peça de teatro “Na Véspera ou no Dia Seguinte”, encenada por representantes do Campus Jacarezinho, a qual gerou muitos aplausos. Na sequência, também de Jacarezinho, a peça “Não é Problema Meu” trouxe emoção aos presentes, fazendo os participantes vibrarem ao término da apresentação. Para finalizar a noite, a banda “Cabeças Voadoras” apresentou sucessos do rock, agitando a plateia.

O IV Se²pin segue nesta quinta-feira (22) pela manhã com apresentações orais e oficinas, as quais serão realizadas no Campus Paranaguá, e no período da tarde com as atividades culturais, a premiação e o encerramento, na Associação Banestado. Após o encerramento, as delegações viajam de volta aos campi. Confira também a página do Facebook do evento.