Trabalhos desenvolvidos pelos campi do IFPR iluminam o IV Se²pin e encerram o evento alusivo ao Ano da Luz

Encerramento IV Sepin

“Irradiando Ciência, Tecnologia e Cultura”. Foi com esse tema, alusivo ao Ano Internacional da Luz, que o IV Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação (Se²pin) se desenvolveu durante quatro dias no litoral do Paraná. “A interação promovida pelo Se²pin se dá em um ambiente de estímulo à troca de experiências entre estudantes e servidores de todos os campi do IFPR, demonstrando que a ciência e a tecnologia são capazes de aproximar as pessoas e as culturas”, pontua Ezequiel Burkarter, Pró-Reitor de Extensão, Pesquisa e Inovação.

De 19 a 22 de outubro, foram cerca de 800 participantes, 427 banners, 42 comunicações orais, 29 protótipos na Mostra IFTech, visitas técnicas e muitos trabalhos apresentados pelas unidades do Instituto. “O Se²pin é o grande evento que demonstra claramente o quanto as atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação traduzem políticas sérias com base sólida em nossa instituição”, afirma o Reitor pro tempore substituto, Ezequiel Westphal.

O IV Se²pin aconteceu no Campus Paranaguá e na Associação Banestado, em Praia de Leste, reunindo aproximadamente 500 estudantes. Na quinta-feira (22), último dia do evento, foram realizadas as atividades finais previstas. Logo cedo, os participantes se encaminharam ao Campus Paranaguá, onde puderam acompanhar as apresentações orais de trabalhos e as oficinas. Divididas em salas de aula, as apresentações, por parte dos estudantes, abordaram os mais variados temas, desde a história da ferrovia que cruza o município de União da Vitória, com o trabalho “1905: Quando trilhos foram mais que caminhos”, passando pela “Análise e Interpretação Paleoambiental do Afloramento Remonta”, até o “Estudo da Dinâmica Vibracional de Uma Molécula Diatômica Modelada por um Potencial Morse”, dentre muitos outros projetos.

“Participei de todas as edições até agora, este é o meu quarto ano. Gosto muito de todo o clima, dos trabalhos, de toda a dinâmica que envolve o evento”, aponta o estudante Juan Antonio, do Campus Curitiba.

Após as apresentações orais, foram iniciadas as oficinas, desenvolvidas de forma a abranger um grande leque de assuntos. Com inscrição prévia, os presentes puderam acompanhar temas como “Oficina de Haicai”, “Uso de experimentos no Ensino de Química” e “Construção de Minifoguetes”, entre outros.

Para o professor Flávio Rizzato, do Campus Campo Largo, o Se²pin enriquece brilhantemente a bagagem dos alunos. “Para os estudantes, o evento é uma festa. Eles têm tantas opções de trabalhos e atrações, além de poderem apresentar seus próprios projetos. Vejo o brilho nos olhos deles. Quem não pôde vir, com certeza ficará arrependido”, comenta Rizzato.

No período da tarde, já na Associação Banestado, os participantes puderam acompanhar duas atrações culturais: “Sertanejo Raiz com Viola Caipira”, do Campus Umuarama, e “Chamamé: Um Ritmo Latino-Americano”, do Campus Jaguariaíva. Estou gostando muito de tudo, pena que está acabando”, comenta Thiago do Nascimento, professor do Campus Umuarama e integrante da primeira atração cultural apresentada.

Após essas atrações, o pró-reitor Ezequiel Burkarter anunciou o lançamento da revista científica do Instituto, chamada Revista Mundi. No palco, os professores Alysson Artuso e João Paulo Partala, do Campus Campo Largo, explicaram que ela tem por objetivo divulgar artigos científicos e resultados de pesquisas que articulem temáticas e perspectivas interdisciplinares. O veículo contará, inicialmente, com seções nas áreas de Agrárias, Biológicas, Saúde, Exatas e da Terra, Humanas, Sociais, Engenharias, Linguística, Letras e Arte.

Em seguida, Burkarter chamou ao palco a equipe responsável pela construção do IV Se²pin e demais pessoas que ajudaram a organizar o evento. Roberto Teixeira Alves, Diretor-Geral do Campus Paranaguá, falou sobre o sentimento de dever cumprido. “Foi um trabalho árduo, mas que trouxe tudo isso que vocês acompanharam durante esses dias. Só tenho a agradecer a oportunidade de sediar o evento e contar com a ajuda de tantas pessoas especiais”, ressaltou Roberto.

Ezequiel Westphal subiu ao palco e falou da alegria de ver mais um evento organizado de forma tão satisfatória. “O Se²pin se destaca por um considerável número de projetos desenvolvidos por meio dos programas de bolsas, nos quais alunos e educadores problematizam a realidade social e sistematizam pesquisas que impulsionam a reflexão, a inclusão social e a iniciação científica. O evento mais uma vez foi um sucesso. Todos ficamos muito felizes com a realização de mais um Se²pin!”, afirmou Westphal.

Na sequência, o Diretor de Pesquisa e Inovação, Daniel Bussolaro, chamou ao palco os vencedores dos trabalhos apresentados no evento, os quais serão divulgados em breve aqui no site e no perfil do Facebook do Se²pin. Para finalizar, o Reitor Pro tempore substituto fez suas considerações finais e deu como encerrado o evento. Para Westphal, “o Se²pin é muito mais que um seminário estudantil para apresentação de trabalhos. Ele tornou-se a célula que mantém a utopia de acesso e permanência a uma educação pública e inclusiva de qualidade”.