Apresentação

V SEMINÁRIO DE EXTENSÃO, ENSINO, PESQUISA E INOVAÇÃO SE²PIN/IFPR

“Integrando saberes”

O Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação (SE²PIN) do Instituto Federal do Paraná (IFPR) é um evento anual organizado pela Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação (PROEPI) e apoiado pela Pró-Reitoria de Ensino (PROENS). Seu principal objetivo é a promoção do encontro da comunidade acadêmica de toda a instituição, possibilitando e estimulando a divulgação de trabalhos e a troca de experiências. O SE²PIN renova-se diante dessas diferentes perspectivas, “ganha vida” e se fortalece nas comunidades interna e externa, tornando-se uma referência nos debates e na divulgação das produções científicas e tecnológicas. É como um chamado a toda comunidade para que se somem esforços na valorização de nossa diversidade e riqueza, nas diferentes dimensões do conhecimento.

Nesta edição tivemos mais de 400 trabalhos acadêmicos divulgados no evento. Toda essa interação deu-se em um ambiente de estímulo à troca de experiências entre estudantes e servidores(as) de todos os campi do IFPR, demonstrando que a integração de saberes é capaz de aproximar as pessoas e as culturas. Além disso, uma programação cultural ofereceu uma bela visão do material artístico presente em nossa instituição.
A quinta edição do SE²PIN foi espaço para compartilhar vivências científicas, culturais e pedagógicas e, ao mesmo tempo, a integração entre o campus e a comunidade.

Esta edição homenageia os cinco anos do evento, o cartaz apresenta as mãos erguidas, parecendo indicar a disposição de nossa comunidade em participar não só da construção do evento, mas também da consolidação de um projeto de formação voltado para os filhos de trabalhadores. A textura do fundo traz à memória a presença e a valorização da cultura e dos saberes tradicionais ao longo desses cinco anos.

Lembrando dos temas apresentados nas edições anteriores, o V SE²PIN – Integrando Saberes, é uma celebração que mais uma vez questionará “Quem somos, o que fazemos e o que queremos”, reafirmando “Ideias, impactos e desenvolvimento” ligados à ações e conquistas de nossa comunidade. Enquanto política institucional, o SE²PIN 2016, nos desafia mais uma vez a lembrar de um dos objetivos de nossa criação, promover “Educação, Ciência e Inovação para o Desenvolvimento Social”, deve representar um chamado à comunidade para permanecer com as mãos erguidas (como convida o cartaz) na luta e “Irradiando Ciência, Tecnologia e Cultura”.