Teve início, nesta terça-feira (16), em Londrina (PR), a sétima edição do Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação (Se²pin) do Instituto Federal do Paraná. Até dia 19, o Centro de Convenções e Eventos de Londrina recebe 730 participantes de 25 delegações provenientes dos campi do IFPR em todo o Estado.
É o maior evento de extensão, ensino, pesquisa e inovação da instituição e a primeira vez a região norte do Paraná sedia o evento.
Acompanhe toda a programação do evento no Facebook do Se²pin e da Reitoria IFPR.
Os mais de 6.000 m² do pavilhão principal do Centro de Eventos de Londrina foram organizados em áreas com finalidades específicas para atender à intensa programação do Se²pin.
O espaço, que também costuma receber shows e formaturas da região, foi adaptado para que os participantes possam realizar três refeições no local.
Na entrada, há a área de credenciamento, na qual os participantes inscritos são acolhidos pela comissão organizadora e recebem as orientações iniciais e o kit do evento.
Em seguida, além dos biombos que permitem a fixação dos pôsteres e da área de circulação dos visitantes, foram montadas 16 salas que visam receber as exposições orais e os três eventos paralelos: reunião do colégio de dirigentes (Codir), do Centro de Línguas do IFPR (Celif) e do Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT). Há ainda a área livre e o palco, com 800 cadeiras em auditório para atender a abertura, as quatro palestras e parte da programação cultural do evento. O Centro de Eventos conta com uma privilegiada área verde que também poderá ser usufruída pelos participantes.
Expectativa para o evento
Marcelo Poletti, diretor-geral do Campus Londrina, destaca que o Se²pin é essencial para demonstrar a força da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, sobretudo no atual contexto nacional e que os Institutos prezam pela indissociabilidade entre ensino, pesquisa, extensão e inovação. Poletti destaca que Londrina é uma cidade muito acolhedora, com pessoas acessíveis e que vão apresentar com carinho o município para aqueles que ainda não o conhecem. As três visitas técnicas, no Museu de Arte de Londrina, Museu Histórico de Londrina e Parque Municipal Arthur Thomas, serão amostras do que a cidade pode oferecer.
A promessa é de que os estudantes do campus anfitrião estejam em peso nas atividades do evento, possibilitando que ele seja marcante não apenas para aqueles que representam projetos selecionados e que os apresentam no Se²pin, mas para toda a comunidade acadêmica.
“Acho que o Se²pin tem muito a contribuir com minha formação acadêmica e pessoal. É a primeira vez que participo e estou ansiosa para poder apresentar meu trabalho sobre sustentabilidade na construção civil. Acredito que há outras pessoas trabalhando esse tema e gostaria de saber mais. Também estou inscrita na sessão temática sobre a luta da mulher negra na sociedade e acho que vai ser bem interessante”, acredita a aluna do 1º ano de Edificações do Campus Foz do Iguaçu, Melissa da Silva Rocateli.
Se²pin 2018 em números
O evento reúne 730 participantes. Destes, 585 são estudantes. A programação da sétima edição do Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação (Se²pin) contempla mais 17 apresentações culturais e artísticas, 18 oficinas e sessões temáticas, 48 apresentações orais, 49 trabalhos inscritos no IFtech e outros 396 pôsteres apresentando projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação. Também estão previstas quatro palestras, duas delas com pesquisadores de Portugal.