Integrar, agregar e educar: esses podem ser considerados os pilares das sete edições do Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação do IFPR. Com uma média de 400 trabalhos por ano apresentados por discentes de todos os campi, o Se²pin trabalha de forma sinérgica com a proposta de incluir e interiorizar do IFPR.
Embora não aconteça sempre nos campi (muitas vezes, pelo tamanho do evento, acontecem em espaços destinados para tal), a ideia de ter um “campus anfitrião” mostra a diversidade e ajuda na divulgação do IFPR.
Presente em sua segunda edição do evento, o discente Guilherme Lima, do Campus Pinhais, relata a satisfação em participar do Se²pin: “Eu gosto muito de ver as apresentações dos meus colegas e de mostrar o resultado do meu projeto. Acho que ver os trabalhos dos outros campi pode contribuir para minha construção como acadêmico”.
Sete anos de história
A primeira edição, ainda sem o “ensino” – o evento chamava-se Seminário de Extensão, Pesquisa e Inovação, Sepin –, aconteceu de 04 a 06 de dezembro de 2012, no Campus Curitiba, e contou com a exposição de 306 trabalhos que falavam do tema “Quem somos, o que fazemos e o que queremos”.
Ana Muritiba, servidora da Pró-reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, está na organização do evento desde 2012: “Naquela época, nossa intenção era fazer com que os bolsistas do Cnpq tivessem um espaço para participar de um evento, que é uma contrapartida da instituição. No início era uma equipe bem menor na organização, e fazíamos tudo: produzíamos, passávamos nos painéis, avaliávamos os trabalhos e entregávamos os certificados. Foi muito legal porque foi a primeira vez que reunimos o pessoal dos campi. Já da segunda edição pra cá, o evento tem um formato bem parecido, mas foi ficando cada vez mais profissional”, declara.
Em 2013, a Pró-reitoria de Ensino entra ativamente no evento, tornando o Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação, Se²pin, sendo realizado em Paranaguá, de 29 a 31 de outubro, com o tema “Ideias, impacto, desenvolvimento”. Foram apresentados 469 trabalhos e incluída a modalidade Iftech.
“Educação, Ciência e Inovação para o Desenvolvimento Social” foi realizado no período de 20 a 23 de outubro de 2014, no Campus Foz do Iguaçu. Sob dias de céu azul e calor, 507 trabalhos de diversas modalidades foram apresentados. A novidade da edição foi a inserção da robótica.
Já em 2015, o tema foi “Irradiando Ciência, Tecnologia e Cultura”, realizado no período de 19 a 22 de outubro. Um total de 521 trabalhos foram apresentados no Campus Paranaguá, anfitrião do evento pela segunda vez.
Em 2016, o Se²pin foi sediado pelo Campus Cascavel com o tema“Integrando Saberes”. De 17 a 20 de outubro, discentes de todos os campi apresentaram 442 trabalhos.
Ano passado, sob o tema “Natureza, Lógica, Sustentabilidade” o Campus Pinhais foi o anfitrião do evento. 551 trabalhos foram apresentados de 23 a 26 de outubro.
Além das modalidades de apresentação de trabalhos e projetos, todas as edições do evento contam com atividades culturais e artísticas.
“Em cada ano o evento há um aumento gradativo no número de trabalhos e participantes, variando de acordo com a estrutura e demanda. Isso fez com que o processo seletivo dos trabalhos para exposição passasse a ser mais rigoroso, proporcionando que no Se²pin tenhamos projetos bem elaborados e de uma qualidade muito grande. Até mesmo os avaliadores e participantes externos se surpreendem com o nível dos projetos de ensino médio, por exemplo, que se equivalem ao de graduação”, finaliza Jociane França, coordenadora do evento.
Saiba mais
- Engenheira Aeronáutica destacou, em palestra, importância da igualdade em áreas de pesquisa em que mulheres ainda são raras
- Sessões temáticas marcam último dia do Se²pin
- Atividades culturais e artísticas abrilhantam o evento, confira!
- Visitas técnicas do VII Se²pin apresentam um pouco da expressão artística e histórica de Londrina
- Eventos paralelos completam a programação do VII Se²pin
- Discrepância da presença feminina em áreas de exatas ressalta a importância do tema do VII Se²pin
- Professoras do IFPR avaliam primeiros dias do Se²pin