Com o tema “Educação, Ciência e Tecnologia – Inovação para transformar a realidade”, teve início, nesta segunda-feira (12), o VIII Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação – Se2pin – o maior evento acadêmico do Instituto Federal do Paraná (IFPR). A edição deste ano ocorre no Campus Telêmaco Borba e reúne cerca de 500 participantes, entre estudantes e servidores, dos 26 campi da Instituição. Ao longo dos quatro dias de evento, serão realizadas 30 oficinas, 13 sessões temáticas, 8 visitas técnicas e diversas programações científicas, artísticas e culturais. As expectativas são elevadas, já que esta é a primeira edição do Se2pin após o período de pausa de três anos devido a contingenciamentos orçamentários e à pandemia de Covid-19.
A comissão organizadora planejou tudo para que o evento seja um sucesso. A chefe da comissão organizadora, Jociane França, participou das sete edições anteriores e enfatiza o impacto do retorno do evento principalmente para os atuais estudantes, os quais participarão pela primeira vez do Se2pin e terão a oportunidade de compartilhar conhecimentos e experiências.
O professor Marcelo Estevam, pró-reitor de Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proeppi/IFPR), destacou a “volta do Sepin que usa o Campus como estrutura principal” e o engajamento da gestão do Campus Telêmaco Borba, que conseguiu a gratuidade do alojamento para todos os participantes e o uso do refeitório do campus. O recado do pró-reitor para os estudantes é para levarem ao seu Campus a energia sentida no VIII Se2pin e divulgarem a todos a experiência do evento.
Abertura
A abertura do VIII Se2pin foi realizada à noite, na Casa da Cultura, com a apresentação artístico-cultural “World of Violin”, do Campus Umuarama. Um público estimado de 700 pessoas lotou o centro cultural e pode acompanhar a cerimônia solene, que contou com a participação de estudantes, servidores, gestores públicos e representantes do setor produtivo local.
Na ocasião, o diretor-executivo do IFPR, Nelson de Castro Neto, formalizou o lançamento do Programa de Sustentabilidade do IFPR. “Hoje é um dia especial, porque estamos lançando um projeto em consonância com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e que vai envolver toda a nossa comunidade acadêmica, na Pesquisa, no Ensino, na Extensão, na Inovação, na Cultura e nos Esportes”, destacou o diretor.
Em sua fala, o reitor do IFPR, Odacir Zanatta, destacou que a realização do VIII Se2pin foi um ato de coragem e que sem a união de muitos esforços não seria possível sua concretização. “Temos que festejar muito o que estamos fazendo aqui. Este é o evento mais importante para nós, porque ele valoriza a indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação e, portanto, conseguir retomá-lo é motivo de muito orgulho pra nós”, ressaltou.
Além do reitor, participaram da abertura do evento, o Pró-Reitor de Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Marcelo Estevam; a Pró-Reitora de Ensino, Cristiane Ribeiro; o Diretor Geral do campus Telêmaco Borba, Rafael Poltronieri; o Presidente da Câmara de Vereadores, Hamilton Aparecido Machado; a analista da Klabin, Cláudia Bueno, os diretores-gerais de vários campi do IFPR, entre outros gestores.
A Banda Blue Dog, de Telêmaco Borba, encerrou o primeiro dia do Se2pin.
Fotos
Acesse as fotos do Sepin nesta pasta do Google Drive.
Por questões de armazenamento, este conteúdo ficará disponível no Drive até 04/08/2023. Então, encontre as fotos que lhe interessam e faça download antes desta data.