IFPR celebra sucesso do VIII Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação – Se²pin

Quatro dias intensos, com participação expressiva de estudantes e servidores em diversas atividades científicas, acadêmicas, institucionais, recreativas, artísticas e culturais. Assim foi o VIII Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação (Se²pin), promovido pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proeppi), com apoio da Pró-Reitoria de Ensino (Proens). O evento foi realizado no Campus Telêmaco Borba, nos dias 12 a 15 de junho, e reuniu cerca de 500 pessoas.

Comissão Organizadora do VIII Se²pin – Reitoria

A coordenadora do evento, Jociane França, avalia que o evento superou as expectativas. “Não tínhamos certeza de que os campi conseguiriam se envolver, mas tivemos a grata surpresa de termos delegações de todos os campi, com uma pluralidade imensa de trabalhos submetidos”.

Para o pró-reitor da Proeppi, Marcelo Estevam, a palavra que resumiu esta edição do Se²pin é “gentileza”. “Como todo grande evento, enfrentamos adversidades, especialmente pela chuva e pela logística, mas com a gentileza de todos os participantes, superamos as dificuldades e fizemos deste  oitavo Se²pin um sucesso”.

O diretor-geral do Campus Telêmaco, Rafael Poltronieri, sentiu-se realizado em poder sediar o maior evento acadêmico do IFPR. “Sempre quisemos sediar o Se²pin e estamos muito felizes por ter dado tudo certo. Com o apoio dos parceiros e dos participantes fizemos um lindo evento”, ressaltou.

Se²pin em números

O Se²pin impressiona pela grandiosidade. Ao longo dos quatro dias, o evento promoveu 43 oficinas, 327 apresentações de banners, 22 protótipos da Mostra IFtech e 17 demonstrações de robótica.

Em termos de logística, foram servidas 3440 refeições, utilizados 270 quartos e 32 ônibus e vans destinados ao traslado dos participantes.

Estudante Sônia Midy

A cerimônia de encerramento ocorreu na quinta (15) com a premiação dos trabalhos melhor avaliados em 16 áreas do conhecimento. A apresentação cultural ficou por conta do grupo “Bird set free”, do Campus Telêmaco, e do grupo de dança do programa “Klabin Passo Certo”.

Os estudantes festejaram a participação no maior evento acadêmico do IFPR. “O Se²pin foi uma das melhores experiências da minha vida. Sou muito grata ao IFPR pelas oportunidades que me foram dadas. Só consegui estar aqui apresentando trabalho graças ao apoio dado por meio de bolsas e dos nossos professores”, ressaltou a licencianda em Física, Marilha Cruz, Campus Ivaiporã, que teve o projeto “ Representações Sociais e Formação de Professores em Ciências” premiado na categoria Pôster de nível superior.

Estudante Marilha Cruz

O reitor Odacir Zanatta destacou que este Se²pin foi muito esperado. “O último Se²pin ocorreu em 2018. Então, só podemos festejar a realização de nosso maior evento presencial depois da pandemia. Foram trabalhos de altíssimo nível, demonstrando que estes quatro anos foram de muita maturação para os campi”, afirmou o gestor.

A listagem dos estudantes e projetos premiados no VIII Se²pin estão disponibilizados neste link.